A média de resíduos orgânicos domiciliares coletados neste ano, de janeiro a junho, foi de 2.767,19 toneladas/mês, o que corresponde em média a 110,68 toneladas/dia de geração
Em Pinhais, o serviço de coleta de lixo domiciliar e reciclável é realizado em todo o município pela empresa terceirizada Transresíduos. Em atendimentos às exigências do edital de contratação, a frota foi substituída e a entrega do novo maquinário, composto por oito caminhões e oito caçambas coletoras compactadoras de resíduos, ocorreu na última quinta-feira (9).
Coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente a coleta convencional domiciliar tem frequência diária, de segunda-feira a sábado, em períodos diurnos e noturnos, de acordo com o setor de coleta.
A média de resíduos orgânicos domiciliares coletados neste ano, de janeiro a junho, foi de 2.767,19 toneladas/mês, o que corresponde em média a 110,68 toneladas/dia de geração. Cabe ainda ressaltar a importância da correta separação do lixo, pois a reciclagem resulta em diversos aspectos positivos, seja na geração de economia, preservação do meio ambiente, ou ainda contribuindo com o trabalho da Associação dos Recicladores de Pinhais (AREPI).
Segundo a engenheira ambiental da Semma, Caroline Beleski Carneiro, os resíduos provenientes da coleta seletiva são encaminhados à AREPI, que possui completa prioridade no recebimento dos resíduos recicláveis. “Somente na situação em que a Associação não comportar o recebimento do total de recicláveis coletados no município, a Secretaria de Meio Ambiente encaminhará o excedente às empresas credenciadas via Chamamento Público”, explica Caroline.
Maquinário
O maquinário necessário para a realização da coleta é composto por veículos coletores compactadores, de carregamento traseiro, sendo todos com equipamento hidráulico basculador de contêineres, dotados de placa compactadora e caçamba de, no mínimo, 15 m³ de volume de carga. Cada veículo compactador é acompanhado de uma equipe.
Incluem-se também na renovação da frota, um veículo coletor específico para coleta de resíduos de serviço de saúde, bem como dois equipamentos trituradores de galhos, troncos e resíduos de poda, móveis que são acoplados aos caminhões caçamba basculantes, o que tem otimizado significativamente os prazos para a execução do serviço de coleta de resíduos verdes no município.
Estiveram presentes na entrega da nova frota, além de representantes e colaboradores da Transresíduos, servidores da Semma; a secretária da pasta, Rosana Boeira Ilhéu; a prefeita de Pinhais, Marli Paulino; a vice-prefeita, Rosa Maria; a vereadora Cecília Padovan; o vereador Arnaldo do Vizinho Solidário e o secretário de Governo, Ricardo Pinheiro.
Serviço
No site da Prefeitura de Pinhais constam os roteiros das coletas seletiva e domiciliar para cada bairro.