Campanha orienta sobre a Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil

Campanha orienta sobre a Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil

pinhais02

 

Com o tema “Cuidando de você e do seu bebê”, a mobilização conta com diversas frentes de trabalho com o intuito de orientar a população e capacitar os profissionais

O grupo técnico do Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal realiza Campanha de Sensibilização à Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil. Com o tema “Cuidando de você e do seu bebê”, a mobilização conta com diversas frentes de trabalho com o intuito de orientar a população e capacitar os profissionais envolvidos.

Dentre as ações está a distribuição de uma cartilha com orientações para as gestantes que realizam o pré-natal na rede de assistência do SUS. As orientações incluem a prevenção das principais causas de complicações e óbito infantil e materno, apresentadas no município nos últimos anos, como exemplo a asfixia, infecção urinária, hipertensão. Além de outros materiais informativos e de orientação.

Já para os profissionais de saúde da rede de assistência municipal foram programados encontros para sensibilização na temática, a serem realizados durante o mês de junho.

Em 2017, Pinhais registrou 21 óbitos de crianças menores de um ano de idade (mortalidade infantil) e uma morte materna (óbito em decorrência da gravidez, parto ou puerpério). Do total de óbitos infantil investigados pelo Comitê de Mortalidade, 45% foram considerados evitáveis, sendo a maioria deles em decorrência de prematuridade.

Comitê Municipal de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal

Pinhais possui o Comitê Municipal de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal de Pinhais, uma temática que ainda é desafiadora para os serviços de saúde e para sociedade como um todo. Segundo o Comitê estas mortes, em sua maioria, podem ser evitadas. Para tanto, o Comitê tem o papel de investigar as causas de óbito para esclarecer as circunstâncias da ocorrência dos óbitos maternos, infantis e fetais. Além de identificar e sugerir medidas para as melhorias necessárias.

A mortalidade infantil são os óbitos de crianças menores de um ano de idade. Mortalidade fetal é a morte do produto da concepção, ocorrida antes da sua completa expulsão ou extração do organismo materno, independentemente do tempo de gestação.

Já a mortalidade materna é a morte de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez. É causada por qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela. Não é considerada morte materna a que é provocada por fatores acidentais ou incidentais.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress