Em Pinhais, o teste para o HIV é ofertado gratuitamente no Centro de Controle de Agravos e nas Unidades de Saúde da Família
Na semana em que se comemorou o Dia dos Namorados, a equipe do Centro de Controle de Agravos, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou abordagem da população no Shopping Metropolitano de Pinhais. Na ocasião, foi ofertada a testagem rápida para o HIV, além de distribuição de material informativo e de prevenção.
A estratégia visa ampliar o diagnóstico do HIV no município e reforçar para os casais de todas as idades a importância da prevenção e do exame. Dielli Bondan Reis, da Gerência de Infectologia e Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde, destaca que atualmente cerca de 600 pessoas realizam o tratamento para o HIV no município de Pinhais. Em 2016 foram registrados 79 casos novos e outros 66 no ano passado. “Do total de exames realizados durante esta ação, 2% apresentaram resultado reagente e foram encaminhados para exames complementares”, complementa Dielli.
Lembrando que o HIV, vírus da Aids, pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno. Ressalta-se ainda que todas as gestantes devem realizar exame para o HIV durante o pré-natal, e orienta-se que todas as pessoas que praticam relações sexuais sem o uso do preservativo (camisinha) realizem o teste.
Teste para HIV
Em Pinhais, o teste para o HIV é ofertado gratuitamente no Centro de Controle de Agravos e nas Unidades de Saúde da Família. Há a disponibilização de teste rápido, que fornece o resultado em até 30 minutos.
No Brasil, todas as pessoas diagnosticadas com HIV recebem tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento traz vários benefícios: reduz as complicações relacionadas às infecções pelo HIV, a transmissão do vírus, além de melhorar a qualidade de vida e diminuir a mortalidade.
Importância do preservativo
O preservativo, ou camisinha, é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infeção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis, gonorreia e também alguns tipos de hepatites. Além disso, ele evita uma gravidez não planejada.
Os preservativos são distribuídos gratuitamente nos serviços públicos de saúde.