Novos equipamentos para registro de presenças e votações já estão sendo instalados e testados no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. Em breve os parlamentares passarão a acessar diretamente por monitores a Ordem do Dia, a consultar a íntegra dos projetos de lei e dos pareceres das comissões técnicas, além de acompanhar as inscrições e a sequência dos oradores inscritos para utilizar a tribuna, bem como dos requerimentos protocolados ainda no curso da sessão plenária.
O controle será feito pela Mesa Executiva, enquanto os deputados poderão visualizar com detalhes as matérias que serão apreciadas. O sistema também permite, de forma intuitiva e funcional, a consulta ao Regimento Interno, à Constituição Estadual e à Constituição Federal.
O processo de modernização dos aparelhos de votação irá assegurar maior transparência e economia ao Legislativo, uma vez que as impressões da pauta em papel deixarão de ser feitas. E de qualquer terminal o deputado poderá marcar a sua presença em Plenário e votar, identificado por meio de biometria. As informações sobre a pauta, além da lista dos inscritos para pronunciamentos nos horários do Expediente e das Lideranças, e dos apartes nas manifestações, serão igualmente projetadas no painel eletrônico do Plenário.
Por determinação do presidente Ademar Traiano (PSDB), o principal objetivo da mudança nos equipamentos é atender a necessidade de modernização da Casa, uma vez que os atuais aparelhos já estão tecnologicamente defasados. “Estamos dando melhores condições e mais efetividade ao processo legislativo, modernizando a Assembleia, economizando papel e, acima de tudo, garantido mais transparência às votações”, afirmou o chefe do Legislativo estadual.
Da mesma maneira, os deputados terão melhor conhecimento dos projetos, com mais fácil acesso às ementas e ao inteiro teor das proposições, o que garante maior transparência e mais prática fiscalização das iniciativas pela sociedade e pela imprensa que cobre as sessões, pois o telão do painel eletrônico do Plenário vai indicar claramente a matéria em discussão.
O sistema e a base de dados disponibilizada aos parlamentares são interligados com os demais setores da Assembleia, especialmente com a Diretoria Legislativa e a Diretoria de Assistência ao Plenário. Com isso, os procedimentos internos serão também mais rápidos e fluentes, com muito maior precisão. “Teremos mais rapidez no trabalho, porque tão logo o projeto entre em pauta, ou mesmo um requerimento seja protocolado, em tempo real ele já estará disponível para acesso pelo deputado. A própria ata das sessões também será feita de imediato, em menor tempo. Ou seja, é uma ferramenta que vai auxiliar muito os parlamentares”, avaliou o diretor Legislativo, Dylliardi Alessi.