A Guarda Municipal de Quatro Barras em parceria com o QBTran e as escolas municipais, deu início, no dia 23, à mobilização da Campanha Maio Amarelo – um movimento que chama a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A primeira blitz educativa foi na área central, mas outras duas já estão programadas para ocorrer na Borda do Campo e no Jardim Menino Deus.
A blitz de quarta-feira aconteceu na Avenida Dom Pedro II – principal acesso da cidade. No local, guardas municipais, agentes do QBTran e alunos do 4º ano B da Escola Municipal Devanira Ferreira Alves conversaram com motoristas, entregaram panfletos e mostraram faixas conscientizando a população sobre questões centrais como o uso do cinto de segurança e o respeito à faixa de pedestres.
Nas escolas a mobilização vem ocorrendo desde o início de maio. Os alunos estão estudando textos, gráficos, poemas e notícias de jornal. “Vimos no jornal que o maior índice de acidentes acontece entre quinta-feira e domingo, e na maioria das vezes, ocorre pelo uso de bebidas alcoólicas”, contou a aluna Ana Beatriz, de 9 anos. “Na blitz, falamos para os motoristas tomarem cuidado. Se beber, não dirigir. O correto é levar um acompanhante ou então ir de Uber”, orientou a aluna.
Segundo o GM Messias, a ação coordenada pela Guarda Municipal ainda terá apoio de outras duas escolas: na Borda do Campo participarão do movimento os alunos da Escola Municipal Izair Lago e no Jardim Menino Deus estudantes da Escola Municipal João Curupaná da Silva. A meta é mobilizar o maior número de motoristas.