Os membros do Conselho Tutelar de Campina Grande do Sul realizaram, na quarta e quinta-feira, dias 15 e 16, a distribuição dos panfletos de prevenção contra a violência sexual. A iniciativa foi para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, dia 18 de maio.
No dia 16 a panfletagem ocorreu na Rodovia do Caqui, já no dia 17 na rotatória principal do bairro Jardim Paulista. Os conselheiros e colaboradores distribuíram os materiais e conversaram com os cidadãos sobre abuso sexual infantil, exploração sexual infantil, modos de realizar denúncia e o acolhimento de crianças que foram vítimas destes tipos de violência.
Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos, o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país é exorbitante, por isso foi criada esta data, que tem por objetivo ajudar no combate deste mal que destrói a vida de milhares de jovens.
Airton de Oliveira, presidente do Conselho Tutelar de Campina Grande do Sul, afirma que a iniciativa poderá conscientizar a população campinense. “Os panfletos são bem completos e dão dicas claras de como se deve proceder em casos de violência”, disse.
O Prefeito Bihl Zanetti acrescentou sobre a importância da denúncia em casos de suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência ou exploração. “Devemos combater situações de abuso, para isso é essencial acionarmos as autoridades se tivermos conhecimento de atitudes que fujam da normalidade”, finalizou.
Para finalizar as ações, na sexta-feira, dia 18, foi realizada a palestra “Combate ao Abuso e a Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes”, com a advogada Maria Leolina Couto Cunha, no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi. Esta foi uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, em parceria com o Conselho Tutelar do município. O encontro contou com a participação dos alunos de pedagogia da Faculdade de Campina Grande do Sul (Facsul), da Rede de Proteção e dos Conselhos Tutelares de Colombo, Tunas do Paraná e Quatro Barras.
Os telefones de contato para os que precisem de auxílio relacionado a este tipo de violência poderão entrar em contato pelos telefones:
· Disque denúncia – 100
· Conselho Tutelar – 3676-8091
· Delegacia de Polícia Civil – 3676-7735
· Polícia Militar – 190.