Encontro Intermunicipal de Profissionais da Vigilância Sanitária reúne mais de 500 participantes em Pinhais

Encontro Intermunicipal de Profissionais da Vigilância Sanitária reúne mais de 500 participantes em Pinhais

pinhais01

 

O INTERVISA foi realizado entre os dias 24 e 26 e ocorreu em paralelo ao I Encontro Estadual de Vigilância Sanitária

Em três dias de evento, mais de 500 participantes de 12 Estados brasileiros estiveram reunidos no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) para a segunda edição do Encontro Intermunicipal de Profissionais da Vigilância Sanitária – INTERVISA, e também para o I Encontro Estadual de Vigilância Sanitária.

O evento teve como objetivo discutir temas de interesse dos profissionais de Vigilância Sanitária, se propondo a ser um canal de discussão e troca de experiências. Além disso, o INTERVISA contribuiu para a melhoria do serviço da vigilância sanitária, esclarecendo as dúvidas dos profissionais diante das situações enfrentadas no cotidiano profissional.

Estiveram representados os Estados do Paraná, Acre, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

“O objetivo foi trazer a nova visão de Vigilância Sanitária, que trabalha de acordo com os riscos de cada atividade, com foco em ações educativas e a punição também, mas somente quando necessário. O evento foi organizado pela Vigilância do município de Pinhais, pelos nossos servidores, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná”, complementa Maria Thereza, gerente de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador.

Maria do Carmo Leão, diretora da Vigilância Sanitária da cidade de Manaus, falou sobre a importância da troca de conhecimento. “Quanto mais profissionais desejarem participar nós vamos apoiar porque isso é gratificante, isso é importante, pois é uma forma de trocar conhecimento e de buscar capacitação. Nós estamos saindo daqui cheios de boa vontade, fortalecidos e motivados”, afirmou a participante do Estado do Amazonas.

A nutricionista da Vigilância Sanitária de São Bernardo do Campo – São Paulo, Fernanda Poleto Nishiwaki, destaca a iniciativa de Pinhais. “Nos interessamos pela programação por ser muito prática e ao mesmo tempo estar bem leve e aprofundada nos temas que são comuns para as vigilâncias. É importante ressaltar também que muitos municípios não disponibilizam recursos para os servidores participarem desses eventos, e aqui o município não só possibilitou a participação como desenvolveu o encontro. O Estado do Paraná e o município de Pinhais estão de parabéns”, ressaltou.

Abertura

Participaram também da solenidade de abertura do evento realizado entre os dias 24 e 26 de abril, representando o Secretário de Saúde do Estado do Paraná, o diretor do Centro de Vigilância Sanitária do Estado, Paulo Santana; a Secretária Municipal de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leonilde da Silva; a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Vanessa Loyola Fontoura; o coordenador executivo e ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart.

Durante a abertura, a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, enalteceu o trabalho da equipe do Departamento de Vigilância em Saúde. “Em Pinhais temos equipes muito qualificadas em todos os setores. Este evento é a prova da preocupação que temos em não só qualificar nossos servidores, como também firmar parcerias e trocas de conhecimento com profissionais de outras cidades brasileiras”, declarou a prefeita.

Com a realização de minicursos, palestras, mesa redonda, apresentações, e até mesmo momentos de descontração com a participação do Idea’s Eventos, o encontro contribuiu para o fortalecimento das ações de Vigilância Sanitária.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress