O lançamento de ‘94 maneiras de fazer um governo eficiente’, pela Editora Expressão, foi em Curitiba, no Hotel Mabu Business
O livro ‘94 maneiras de fazer um governo eficiente’, lançado pelo ex-Prefeito de Pinhais, Luizão Goularte Alves, durante movimentado coquetel no Hotel Mabu Business, em Curitiba, na noite de quinta-feira (19/04), é resultado das experiências bem sucedidas de sua gestão no Município de Pinhais, durante dois mandatos consecutivos, o que levou a uma aprovação popular de 94% ao deixar o cargo, em 2016, segundo o Instituto Paraná Pesquisas.
Apesar do título da obra fazer alusão ao elevadíssimo percentual de aprovação, segundo Luizão, o livro não tem a pretensão de querer ensinar aos gestores como trabalhar, mas servir de orientação, de inspiração, pelo relato das experiências bem sucedidas. “Em Pinhais, deu certo. A população aprovou. O mais importante de tudo é que o bom trabalho proporcionou políticas públicas que trouxeram resultados positivos na forma de bons serviços à população”, disse o ex-prefeito.
Equilíbrio é fundamental
De acordo com Luizão, o primeiro passo para realizar uma boa gestão, é acreditar. “A obra é uma contribuição à gestão pública, já que aborda inúmeros desafios, o que é muito pertinente, principalmente em época de escassez de recursos”, analisou. Entre as colocações do autor, destaque para necessidade de encontrar equilíbrio entre questões financeiras e orçamentárias. “Investir bem o dinheiro público é uma das principais observações para boas avaliações de gestão”, ressaltou Luizão
Agradecimentos aos colaboradores
Ao se dirigir às centenas de pessoas que prestigiaram o evento de lançamento do livro, Luizão enalteceu o trabalho da equipe da Prefeitura de Pinhais, que com muita dedicação, conhecimento e profissionalismo contribuiram para tornar possível os objetivos traçados durante as duas gestões consecutivas em que esteve à frente da administração municipal. “Se alcançamos a marca de 94% de aprovação ao deixar a gestão, é porque houve a participação de uma grande equipe, que se mostrou muito eficiente, incluindo a então vice-prefeita Marli Paulino, secretários e servidores em geral, além do apoio da Câmara Municipal de Vereadores”, declarou. Em suas palavras, Luizão se referiu aos professores como uma fonte de inspiração. O ex-prefeito de Pinhais também fez menção especial a dois grandes colaboradores que não estavam presentes, mas que foram fundamentais para o sucesso da administração. “Meus agradecimentos ao saudoso Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Zeitel, que nos deixou precocemente, em 2015; e ao então Secretário Lukalla Nóbrega, por quem torcemos pela plena recuperação de sua saúde, pois, não nos esquecemos dele.
“Agradeço ainda ao Secretário José Martins, que coordenou o projeto desse livro, por já contar com experiência em obras de sua autoria, assim como o jornalista Thiago Bonagura, ao Márcio Mainardes, enfim, a todos que ajudaram a construir essa história. Que todos que participaram da gestão sintam-se representados nessa obra. A nossa relação com a Câmra Municipal também foi muito importante, decisiva. Sem uma parceria com o Legislativo, o Poder Executivo não se sustenta”, pontuou Luizão
Experiências positivas
Para a Prefeita de Pinhais, Marli Paulino, o livro de Luizão é muito importante, pois relata experiências positivas em gestão pública, principalmente, em uma época de escassez de recursos, de crise nacional. “Sinto muito orgulho e satisfação de ter participado como Vice das duas gestões consecutivas que deram muito certo, onde conseguimos fazer as mudanças, tão necessárias, em Pinhais. Algumas, inclusive, urgentes. Creio que a obra vai servir de inspiração, um exemplo a outros gestores. Em especial, a novos gestores, a novos prefeitos que precisam de bons exemplos e desejam uma orientação. Enfim, aprender algo novo”, afirmou Marli.
Bom exemplo
O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, enfatizou que é preciso procurar bons exemplos na política, em especial de gestores que deram certo. “Carecemos de políticos que sirvam de parâmetro, de administradores que representem um modelo bem sucedido. E o ex-prefeito Luizão se encaixa muito bem nesse papel, como gestor e político. Assim como eu, muitos que vieram depois se espelham nele. Tem sido uma inspiração para mim. O que deu certo em Pinhais, dentro do possível, podemos implantar em Piraquara”, avaliou.
Competência e caráter
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Genésio Siqueira, destacou o orgulho que foi participar da administração que deu certo. “Foi uma honra, um orgulho, fazer parte da equipe de Luizão, tanto pelo gestor competente como pela pessoa de caráter. Além de tudo, é um de meus grandes amigos, extrapolando a esfera profissional. Sabe motivar as pessoas e deixar fluir o trabalho da equipe”, elogiou.
Exemplos práticos
No entendimento do presidente da Câmara Municipal de Pinhais, Vereador Marcinho, uma obra que trata da gestão pública, com exemplos práticos, é leitura fundamental. “É muito interessante destacar que tudo que está no livro foi realmente realizado, provado na prática sua viabilidade. É uma grande alegria ter feito parte de uma gestão que chegou a 94% de aprovação ao seu término. Estava em meu primeiro mandato de vereador e aprendi muito com a parceria entre Câmara e Poder Executivo. Acredito que todos os vereadores que exerceram seus mandatos nos oitos anos em que Luizão esteve à frente da Prefeitura de Pinhais sentem orgulho de terem participado de uma gestão de sucesso, onde muitos serviços públicos, projetos e programas foram implantados com competência, atendendo verdadeiramente as demandas da população. Mas para que as coisas aconteçam de fato, é preciso uma parceria sólida entre Executivo e Legislativo. E com o Luizão isso se deu de forma muito harmoniosa, possibilitando o crescimento da cidade”, considerou.
Sobre o livro
Um lançamento da Editora Expressão, a obra ‘94 maneiras de fazer um governo eficiente’, de Luizão Goularte Alves, com tiragem inicial de 1 mil exemplares, pode ser adquirido em todas as lojas das Livrarias Curitiba, a R$ 30,00.