A noite de quinta feira, dia 08, foi de homenagem às mulheres de Piraquara. A Sessão Solene em celebração ao Dia Internacional da Mulher mais uma vez lotou o plenário da Câmara Municipal. A homenagem foi proposta pelo Poder Legislativo com a participação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.
A solenidade também marcou o Dia Municipal da Mulher, celebrado em 07 de março, e instituído por meio da Lei Municipal 685/03. Durante à noite foi exibido um vídeo em homenagem às mulheres piraquarenses e também ocorreu a entrega do Prêmio “Mulher Destaque”, onde cada vereador homenageou uma representante das mulheres de diferentes segmentos e bairros de Piraquara.
O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, participou da solenidade e ressaltou a participação das mulheres no desenvolvimento do município. “Nós sabemos que todo o trabalho desenvolvido na condução da cidade, se nós não tivéssemos a sensibilidade e participação das mulheres em nossa gestão, nós não estaríamos fazendo praticamente nada”, enfatizou.
Participaram da sessão, o Vice-Prefeito Josimar Fróes, o Presidente da Câmara, Leonel de Barros Castro, os vereadores, Amilton Lima, Cícero, Pastor Guanair, Ghiovanny Lorusso, Jean Galvão, Jeremias Pereira, Eugênio Huller e Marcelinho, Vandinho, Welinton, Valmir Nanico, a ex-Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Indiamara do Rocio Szczepannik, a Poetisa e Cidadã Honorária, Adélia Maria Woellner, os deputados estaduais Mara Lima e Paulo Litro, além de secretários municipais e público em geral.
Posse do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher
Na solenidade também foi apresentada a nova composição de conselheiras e suplentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, que tem como nova presidente a Primeira Dama, Professora Ana Elizabete Mazon de Souza Tesserolli.
Ana Mazon agradeceu a confiança das conselheiras na indicação do seu nome e destacou o trabalho desenvolvido pela ex-presidente Indiamara do Rocio Szczepannik, desde a retomada do CMDDM ainda na primeira gestão do Prefeito Marquinhos. “Apesar das dificuldades, avançamos por meio de diferentes ações, estudos, campanhas e conferências”, explicou.
Falou sobre as dificuldades que as mulheres ainda enfrentam, mesmo sendo a maioria no Brasil, mas minoria nos espaços decisórios de poder. “É necessário nos politizarmos e sempre estarmos atentas à conjuntura. As mulheres sabem o que as afligem, especialmente na questão da violência contra elas, que não é só a física, mas também a psicológica, sexual, patrimonial e moral”, elencou.
Por fim, ressaltou os desafios e a expectativa a frente do conselho para os próximos anos. “O Conselho da Mulher contribui através de estudos, debates, promoção e participação de campanhas, acolhimento e socialização. Só por isso já vale a pena reunir mulheres. Pretendemos avançar mais a partir de um planejamento a ser construído com todos os segmentos representados no Conselho”, finalizou.