Na versão itinerante do evento, o filme “O Caipira” poderá ser assistido na Amazônia brasileira e em países como Bolívia, Peru, Portugal, Colômbia e Cabo Verde
O longa-metragem “O Caipira” foi selecionado para fazer parte do acervo do Festival Latino Americano de Cinema Ambiental – Cineamazônia. Na versão itinerante do evento, o filme poderá ser assistido na Amazônia brasileira e em países como Bolívia, Peru, Portugal, Colômbia e Cabo Verde.
Lançada em outubro de 2016, a obra foi produzida integralmente com recursos próprios, sendo filmada com equipamentos da Oficina de Cinema de Pinhais (OCP). Outro destaque é que o filme é encenado por atores de Pinhais, alunos da OCP e convidados.
O diretor do longa-metragem, Arnaldo Silveira, ressalta a importância de participar de um festival deste porte. “É motivo de muito orgulho saber que o filme poderá ser apreciado pela plateia destes países. “O Caipira” tem uma história tão singela e tão gostosa que se confunde com tudo aquilo que a gente tem vontade de fazer. Fala da alma das pessoas mais simples, que são felizes com pouco, é uma história de pessoas do campo, uma comédia deliciosa, com um elenco que mistura atores de 12 até mais de 70 anos de idade”, comenta.
“O Caipira”
O filme é baseado no século passado, época em que as famílias, apesar de terem muitas posses, viviam de forma muito simples, até com certa ingenuidade. Era de costume os casamentos arranjados entre os filhos dos compadres, tudo para não dividir a herança e assim garantir a riqueza de ambos. Quando as crianças chegavam aos seus 11 a 12 anos o acordo era firmado e os pais de uma das partes entregavam os chamados “dotes”.
Elenco
João Lucas, Valdir Tullio, Zêh Carvalho, Alexia Karla, Majú Carvalho, Marciano Tabaca, Kelly Farah, Camila Marcelly, Hilda Zeller, Gilberto Kunl, Mary Maresch, Tainá Lange, Beatriz Santos, Gabriel Fidelis, Roseli Rosa, Silmar Cezar Filla, Branca Oliveira, Christian Neves, Tainá Bittencourt, Tita Coty, Marildinha Milany, Rosa Passos, Ruy Graciano, Fatima Almeida, Ana Luiza da Silva, Ricardo Pinheiro, Rita Bender, Robson Silvah, Esterina Moschen, Iverson Alves, Patrícia Fernandes, Priscilla Fernandes. Direção: Arnaldo Silveira; Roteiro, Produção e Casting: Zêh Carvalho; Assistente de Produção: Rita Bender; Montagem: Dário Tomaz; Supervisão Geral: Laércio Sobral.