O Prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, autorizou o início do Projeto de Trabalho Técnico Social e Ambiental do Parque Linear do Rio Itaqui, em solenidade que marcou a assinatura oficial da Ordem de Serviço, realizada na segunda-feira, dia 19, no Salão de Atos da Prefeitura, e que contou com a presença de vereadores e secretários municipais.
“Fizemos questão de reunir a equipe administrativa e convidar os vereadores para que todos assumam o compromisso de mobilizar a comunidade durante a realização deste projeto socioambiental. Não adianta o poder público desenvolver uma obra voltada à preservação do meio ambiente se não contar com o apoio da população. O Rio Itaqui não é apenas importante para São José dos Pinhais, mas para toda Região Metropolitana e para o Estado, pois é um dos afluentes do Rio Iguaçu”, explicou o Prefeito Toninho.
O secretário de Meio Ambiente, Áriston Ghidin, explicou que o projeto foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e que a execução será feita pela empresa Espaço de Vida. “Nas primeiras semanas de março as equipes que desenvolverão o projeto socioambiental passarão por um treinamento e então irão a campo, atuando principalmente nas escolas, e associações a fim de mobilizar a comunidade em prol da preservação ambiental”, contou Áriston, explicando que o projeto socioambiental deve atingir cerca de 40 mil pessoas em toda a extensão do Rio Itaqui, ou seja, nos bairros Borda do Campo, Cristal, Guatupê e Ipê.
Os secretários de Habitação, Rita Meyer, e de Viação e Obras Públicas, o vice-prefeito Thiago Bührer, participaram da solenidade, na assinatura da Ordem de Serviço e também aproveitaram a oportunidade para explicar aos vereadores sobre as etapas do projeto que envolvem a remoção das famílias das áreas alagadiças, bem como as obras que acontecerão no entorno do Rio Itaqui.
Também participaram da solenidade os vereadores Fátima de Paula, Juliano Martins, Pastor Gilmar, Professor Abelino, Mari Temperasso, Abilio Alves, Luiz Paulo, Edson Dangui, representantes dos vereadores Silvio Santo e Professor Marcelo, e também o secretário municipal de Comunicação, Claudio Alves, o diretor-presidente da Prev São José, Fabrício Tambolo, representantes da Caixa Econômica, da Empresa Espaço de Vida e gestores do contrato.
A obra do Parque Linear do Rio Itaqui prevê a recuperação da barragem e desassoreamento da Lagoa Pedón; implantação de parques lineares do Rio Itaqui nos bairros Guatupê e Borda do Campo; intervenções no canal paralelo ao Rio; retirada das famílias das áreas de risco ambiental sujeitas a alagamentos periódicos, além de trabalho socioambiental.