O Prefeito Rafael Greca investiu R$ 1,7 bilhão na área da saúde em 2017, com recursos próprios do município somados a verbas recebidas das esferas estadual e federal. “Em 2017, a administração destinou quase um quarto do orçamento, o maior da história da Secretaria Municipal da Saúde, para aprimorar o setor. Ou seja, 22,01% da receita líquida do município foi para melhorar o atendimento nas unidades de saúde e nos hospitais da cidade”, disse.
Até este momento, o maior investimento na Pasta (Secretaria da Saúde) havia sido registrado em 2015, com destinação de 21,2% do orçamento municipal. No ano seguinte, a fatia foi de 21,17%. Em 2013 e 2014, a porcentagem reservada à Saúde foi de 20,48%.
O investimento feito por Greca ajudou a quitar as contas deixadas pela gestão anterior e a iniciar projetos de melhoria no atendimento à população. “Um dos primeiros passos foi pagar os fornecedores de medicamentos, que se recusavam a entregar os produtos por conta de dívidas em aberto da gestão anterior. Curitiba pôde então voltar a comprar da indústria, reabastecendo a Farmácia Curitibana com medicamentos”, explicou o Prefeito.
Segundo Greca, também foi possível extinguir as cotas para exames laboratoriais solicitados nos postos de saúde, acabando com uma fila represada de 55 mil exames. Atualmente, o Laboratório Municipal realiza 350 mil exames por mês, sem custo para o paciente.
“Tínhamos muitas contas a pagar da gestão anterior. Só de recursos para hospitais, pagamos em 2017 quase R$ 70 milhões de dívidas feitas entre 2013 a 2016. Graças à determinação do nosso prefeito e sua decisão de alocar os recursos necessários na Saúde, conseguimos colocar o trem no trilho. Agora, vamos fazê-lo andar”, destacou o Prefeito Rafael Greca.
Entre outras ações, foram realizados os mutirões da estratégia Saúde Já, que tiraram mais de 150 mil pessoas das filas das especialidades.
O Aplicativo Saúde Já foi implantado em todas as 111 unidades de saúde, permitindo que os usuários agendem previamente o primeiro atendimento com a equipe de enfermagem e com a odontologia, evitando as filas da madrugada. Já são mais de 65 mil agendamentos.