A Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Pinhais atende mais de 200 alunos por ano, com o objetivo de estender a oportunidade de escolarização a uma faixa da população que não frequentou a escola na idade adequada. A iniciativa é realizada por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e na noite de segunda-feira (11) foi realizada a formatura de mais 31 alunos, das Escolas Municipais 31 de Março, Antonio Andrade, Dona Maria Chalcoski, Lírio Jacomel, Marins de Souza Santos, Professora Thereza Correa Machado.
Com o título de território livre do analfabetismo, Pinhais coloca a EJA como uma oportunidade concreta de preparação para enfrentar a competitividade do mercado de trabalho e para o exercício pleno e consciente da cidadania. Portanto, atende como prioridade pais de alunos e outras pessoas da comunidade que, por inúmeras razões, não frequentaram a escola ou não concluíram as séries iniciais.
A secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, falou sobre quão emocionante são as formaturas da EJA. “Parece que nosso discurso se repete toda vez que participamos destes momentos, mas, de fato é muita emoção. Ver todas essas pessoas, com histórias de superação e dedicação, prestes a receberem seus diplomas é muito especial”, afirmou a secretária.
A coordenadora da EJA de Pinhais, Solange do Rocio Penna, também disse que este é um momento de grande alegria para todos que acompanham a dedicação destas pessoas. “A Educação de Jovens e Adultos é uma relação de amor, tanto dos profissionais quanto das pessoas que tanto se esforçam para aprender”, afirmou Solange.