UVZ realiza ações de conscientização sobre carrapatos no Ipê

UVZ realiza ações de conscientização sobre carrapatos no Ipê

sjp02

 

Na terça-feira, 21, a Unidade de Vigilância de Zoonoses de São José dos Pinhais realizou mais um ação de conscientização sobre carrapatos no bairro Ipê, dessa vez na Escola Municipal Irmã Maria Eufrásia. Mais ações como essa foram feitas na região e destinadas aos profissionais de saúde e alunos do ensino público municipal. As atividades foram executadas por um pedido da Unidade de Saúde (US) Ipê em decorrência de uma infestação de carrapatos que aconteceu nos meses de setembro e outubro.

A primeira conscientização foi ministrada no dia 19 de outubro e destinada aos agentes comunitários de saúde e aos profissionais de saúde que atuam da US da região. Em novembro, nos dias 14 e 16, a palestra de conscientização foi realizada, tanto no período da manhã quanto à tarde, para 600 alunos da Escola Municipal Professor Floresvaldo Meres.

De acordo com a médica veterinária, Cassiana Machado, “o objetivo dessa ação é informar a população e orientar como proceder em casos de problemas com carrapatos, através de palestra para as crianças e informativo enviado aos pais dos alunos. Foi orientado quanto aos dois principais tipos de carrapatos, carrapato-comum ou carrapato do cão e o carrapato estrela e quais os principais meios de controle e prevenção”, conta.

Até o momento, o carrapato encontrado na região é o do cão (rhipicephalus sanguineus), que pode também ser encontrado nas paredes. “Também foram visto muitos cães cujo os proprietários deixam soltos, com livre acesso a rua, aumentando o risco de proliferação de carrapatos”, informa Cassiana.

O carrapato é um parasita que se alimenta do sangue de outros animais, como cães, gatos, cavalos, capivaras e também do sangue do homem, podendo transmitir doenças, como é o caso da febre maculosa. “É importante estar alerta caso encontre o carrapato estrela; ele pode estar infectado com a bactéria Rickettsia, transmissora da febre maculosa. Esse carrapato é encontrado em lugares úmidos e sombreados, como arbustos, quintais; na beira da mata em regiões rurais e também em cavalos e capivaras, mas pode ir no cão, nos gatos e também nos seres humanos”, explica Cassiana.

SERVIÇO

O combate a infestação de carrapatos é um serviço que todos devem realizar, observando atentamente familiares e animais de estimação. “Sempre que encontrarem um carrapato em casa, em seus animais ou principalmente nas pessoas que moram com vocês, coletem, sem nunca esmagá-lo com as unhas; coloquem em um potinho com álcool e o mais rápido possível entrem em contato com Unidade de Vigilância de Zoonoses”, orienta Cassiana.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress