Bicicletas ganham as ruas com investimentos na estrutura viária e ações educativas de incentivo

Bicicletas ganham as ruas com investimentos na estrutura viária e ações educativas de incentivo

Promover o uso do meio de transporte mais limpo e sustentável é o principal objetivo da Lei 18.780/2016

Menos poluição, mais saúde, menos congestionamentos, mais interação, menos veículos motorizados, mais economia, menos sedentarismo, mais consciência ambiental. Esse é o contraste positivo que as bicicletas trazem. Cientes de que este meio de transporte é a solução para um trânsito marcado por frotas enormes e estruturas viárias insuficientes, os Poderes Públicos têm iniciativas para sua difusão. Ações ainda mais efetivas com a lei que institui a “Política de Mobilidade Sustentável e Incentivo ao Uso da Bicicleta no Paraná”, de autoria do deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP).

Promover o uso do meio de transporte mais limpo e sustentável é o principal objetivo da Lei 18.780/2016. “Porque a bicicleta melhora a saúde em todos os aspectos, além de trazer benefícios para o meio ambiente e o trânsito. No Brasil ainda temos a concepção errada de que ter veículo automotor é sinônimo de ascensão social. Na Europa já há conscientização do uso dos meios alternativos, tanto que lá todas as crianças aprendem a andar, nadar e pedalar aos três anos”, justifica.

Diante da necessidade de mudar este conceito e evidenciar que esse modal se faz cada vez mais importante para a sociedade moderna no tocante a soluções para a mobilidade urbana, a lei estabelece diretrizes para a promoção de ações e projetos em favor do meio de transporte não motorizado. “São investimentos dos entes públicos em infraestrutura e ações educativas”.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress