Nos dias 17 e 18 de agosto a Secretaria de Saúde de Pinhais, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, promoveu em parceria com a 2ª Regional de Saúde Metropolitana uma capacitação em Teste Rápido para o HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A iniciativa foi realizada no Centro de Controles de Agravos (CCA) e reuniu enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam nas equipes de Estratégia de Saúde da Família do município.
O intuito da capacitação foi o de preparar os profissionais para a execução dos procedimentos de testagem. O objetivo é ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, reduzir a transmissão vertical do HIV e Sífilis e reforçar o compromisso dos profissionais no enfrentamento destas epidemias.
Dielli Bondan Reis, da Gerência de Infectologia e Vigilância Epidemiológica, afirma que o processo de capacitação nos testes rápidos qualifica e amplia as possibilidades de cuidado. “As mulheres e crianças têm prioridade, no âmbito das redes de atenção à saúde no estado, como por exemplo, a Rede Cegonha e Rede Mãe Paranaense. Além disso, também contempla a população em geral, por meio de campanhas nacionais, como a ‘Fique Sabendo’, para os diferentes ciclos de vida: adolescente, adulto, idoso, como também para reverter as situações de vulnerabilidade na disseminação do HIV”, explica Dielli.
Serviço
A testagem rápida para o HIV, Sífilis e Hepatites B e C está disponível para a população em geral nas Unidades de Saúde da Família e também no Centro de Controle de Agravos (CCA), localizado na Rua 15 de Novembro, 92, Centro. O telefone para contato é (41) 3912-5399.