terça-feira, 30 de abril de 2024
Alunos de São José dos Pinhais são premiados em concurso que tem como tema o combate ao trabalho infantil

Alunos de São José dos Pinhais são premiados em concurso que tem como tema o combate ao trabalho infantil

programa_mpt_na_escola_foto_paulo_szostak-2

 

Na manhã desta sexta-feira (4), no auditório do Centro de Treinamentos do Paço Municipal de São José dos Pinhais, a Secretaria Municipal de Educação realizou a solenidade de premiação do Programa MPT na Escola 2017, promovido em parceria com a Rede de Proteção e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PET), da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Com o tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, inscreveram-se no concurso nove escolas, concorrendo a seis categorias: Conto, Curta-metragem, Esquete-teatral, Poesia, Desenho e Música. Tais atividades tiveram como objetivo a sensibilização e conscientização da comunidade escolar, oportunizando reflexão quanto ao tema do trabalho infantil, com vista à sua erradicação.

A secretária de Educação de São José dos Pinhais, Ema Karam, destacou a importância do programa no trabalho pedagógico das escolas, resultando na realizando no evento. “Esta solenidade de premiação é um momento importante na culminância do projeto. O trabalho infantil está relacionado, muitas vezes, às condições financeiras da família. Mas, lugar de criança é na escola. Ela tem o direito de estudar e brincar.

Hoje estamos aqui para comemorar o aprendizado de cada criança. Eu gostaria, como secretária de Educação, dar os parabéns a todos, alunos, professores, pedagogos e direção das escolas”, declara.

Aline Marques de Oliveira, coordenadora do Programa MPT na Escola em São José dos Pinhais, explica que os vencedores do evento serão os indicados do Município para a etapa estadual. “A solenidade de hoje tem o foco reconhecer, divulgar e premiar os melhores trabalhos inscritos no concurso cultural na etapa municipal. Os primeiros colocados participarão da etapa estadual onde, na sequência, poderão concorrer na seleção da etapa nacional. Nove escolas participaram do concurso e foram classificadas após apreciação e votação da equipe do departamento de Ensino Fundamental, seguindo os critérios estabelecidos no regulamento oficial do Prêmio MPT 2017, os quais determinam, principalmente, pertinência ao tema, originalidade, protagonismo dos alunos e criatividade”, relata.

A secretaria ainda destacou as conquistas dos últimos sete meses de trabalho, que contou muito com o apoio da Prefeitura. “Felizmente, temos o apoio de um prefeito comprometido com a educação do Município. Prova disso está na autorização do chamamento de 23 pedagogos, 221 professores e ainda teremos mais de 50 novos educadores este ano”, disse.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress