por Emanuelle Moraes | CREF 019551 G/PR || www.programaact4.com.br
Será que existe influência dos pais no nível de atividade física dos filhos? Você é um reflexo para eles? A resposta é sim! Inúmeras pesquisas apontam que ser um pai ativo aumenta em até 3 vezes a chance de seus filhos serem ativos. Como diz o ditado “O exemplo vale mais que mil palavras.”
Seja um exemplo, mostre a importância de uma atividade física e de uma boa alimentação. A prática de esportes é muito importante para o desenvolvimento da criança, estimula a coordenação motora, cognitiva, o desenvolvimento cerebral e a sociabilidade. Além disso, pode se tornar uma grande oportunidade para reforçar o vínculo afetivo entre vocês, além de trazer benefícios à saúde dos dois. Qualquer que seja o motivo ou a modalidade, a atividade física é (e sempre foi) uma das melhores maneiras de aproximar pais e filhos.
Com a correria do nosso dia a dia, parece impossível tentar fazer exercícios regularmente, se alimentar bem, e ainda mais dar exemplo. Mas, quando realmente queremos algo, nos esforçamos para conseguir, certo? Será então que não vale à pena um esforço a mais para dar exemplo para nossos filhos? Seguem algumas dicas:
– Exercitar-se regularmente (mínimo de 150 minutos por semana);
– Alimentar-se bem (respeitando o horário das refeições e fazendo escolhas saudáveis);
– Dormir bem (em média, 7 a 8 horas por noite);
– Evitar o estresse (equilibrando vida profissional, pessoal e espiritual);
– Privar-se de fumo, álcool e drogas (desestimulando o consumo pelos filhos também).
Segundo BRESLOW e ENSTROM, se seguirmos esses exemplos, os homens conseguem aumentar sua expectativa de vida em 11 anos e as mulheres em 7 anos a mais.
E qual atividade posso fazer com meus filhos no dia dos Pais? Existem inúmeras opções de atividades, mas podemos citar algumas:
– Passeios de caiaque;
– Passeios de bicicleta;
– Caminhadas no parque;
– Aulas de escalada de montanha;
– Dançar com videogame.
Solte sua criatividade e peça ajuda de seus filhos também, opções não faltam. Resgatar as brincadeiras do passado pode valer muito a pena também.
Feliz Dia dos Pais!!