Secretaria de Saúde de Pinhais realiza Campanha de Prevenção das Hepatites Virais

Secretaria de Saúde de Pinhais realiza Campanha de Prevenção das Hepatites Virais

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu 28 de julho como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a partir de iniciativa e propostas brasileiras, em maio de 2012. Desde então, o Ministério da Saúde do Brasil cumpre uma série de metas e ações de prevenção e controle para o combate à doença. Em Pinhais, as atividades de prevenção e diagnóstico acontecem de forma constate durante todo o ano, porém na semana de 24 a 28 de julho as atividades serão intensificadas, com a distribuição de materiais informativos pelas equipes das Unidades de Saúde da Família, capacitação profissional e realização de testes em pontos estratégicos.

A celebração da data tem como objetivo atrair atenção para o tema e incentivar o diálogo, principalmente no campo da saúde pública. A criação de novas políticas públicas e a eficiência das que já existem, com garantia ao acesso universal ao tratamento e prevenção dessas doenças.

A doença

A doença pode causar a infecção crônica do fígado e possivelmente se tornar câncer na idade adulta. A inflamação pode ser causada pelo vírus da hepatite, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Entre os sintomas da hepatite estão: mal estar, dor abdominal, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, vômitos e pele amarelada. Os tipos mais comuns de hepatites virais são as hepatites A, B e C.

O tipo A é comum em crianças e ocorre de forma branda e sem sintomas. Entretanto, ela é mais séria em adultos e os sintomas tendem a ser mais graves. A transmissão se dá por meio de água e alimento contaminados. Com a implantação da vacina contra a Hepatite A no calendário de vacinação da criança, os casos reduziram significativamente, não havendo novos registros em nosso município desde 2013.

Estima-se no Brasil que 2,3 milhões de pessoas tenham algum tipo de hepatite e cerca de 1,5 milhão são portadores do tipo C, o mais grave. Ainda não se tem uma vacina para este tipo de hepatite.

A vacina contra o tipo B está disponível na rede pública e sua imunização ocorre em três doses. A segunda dose deve ser tomada um mês após a primeira dose e a última, seis meses depois da primeira.

Em Pinhais, de 2009 a 2016 foram diagnosticados 171 pessoas portadoras do vírus da Hepatite B e 177 portadoras do vírus da Hepatite C. Para se prevenir das Hepatites B e C utilize sempre material esterilizado ou descartável em manicures, estúdios de tatuagem, acupuntura, serviços de saúde e procedimentos médicos e odontológicos. Não compartilhe escovas de dente, alicates de cutícula e lâminas de barbear ou depilar. Utilize preservativo em todas as relações sexuais.

Serviço

Os exames para Hepatite B e C estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Controle de Agravos, que está localizado na Rua 15 de Novembro, 92, Centro de Pinhais. Mais informações pelo telefone 3912-5399.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress