Para atender os usuários, desde o dia 21 de junho a Comec colocou em operação a linha metropolitana S31-Roça Grande/Santa Cândida
A integração entre os terminais Roça Grande (em Colombo) e Santa Cândida (em Curitiba) completa um mês e já está beneficiando mais de 3 mil usuários/dia, que agora desembarcam dentro do Terminal Santa Cândida e se conectam com outras linhas de ônibus, sem pagar uma nova passagem. “Esta era uma antiga reivindicação da população pois era o único terminal de Colombo que não tinha integração com Curitiba”, diz Omar Akel, diretor-presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba).
Para atender os usuários, desde o dia 21 de junho a Comec colocou em operação a linha metropolitana S31-Roça Grande/Santa Cândida. No início, em dias úteis, no horário de pico, a oferta de ônibus era a cada 20 minutos, mas em função do aumento da demanda passou a ser a cada 15 minutos. No entrepico, tem ônibus a cada 30 minutos.
“O serviço de integração está sendo muito positivo para a população de Colombo”, disse a Prefeita de Colombo, Beti Pavin. Segundo ela, este benefício vem facilitando a vida dos passageiros e gerando economia no bolso, principalmente neste momento de crise que o país enfrenta. “A parceria das prefeituras de Colombo e Curitiba e do Governo do Estado, através da Comec, tornou possível essa integração de forma rápida”.
Moradora no bairro Cézar Augusto, em Colombo, a balconista Rosa Marques conta que a integração facilitou sua vida. “Antes, para não pagar duas passagens, eu pegava um ônibus no Roça Grande e ia até o terminal Maracanã para poder chegar no terminal Cabral. Depois, pegava outro ônibus para o Mercês”. Esse trajeto demorava cerca de 1h10 minutos, segundo ela. Agora, com a integração, pode sair de casa 20 minutos mais tarde. “Para quem sai cedo para trabalhar, ficar 20 minutos a mais em casa é muito bom”, comemora.
TERMINAL
O Terminal Roça Grande, localizado anexo à Rodovia da Uva, foi inaugurado em 2009. Ele era utilizado apenas como “ponto de passagem” de 5 linhas que seguiam para o Terminal Guadalupe, no centro de Curitiba.
A Prefeitura de Colombo fez uma revitalização e, em junho de 2016, o Roça Grande passou a operar com 9 linhas, possibilitando maior integração com os terminais Maracanã e Guaraituba (Colombo) e Cachoeira (Almirante Tamandaré). Nessa época, a Comec também implantou melhorias como a criação da linha Parque Embu e a operação da linha Roça Grande/Guadalupe com veículos articulados.
Porém, desde a inauguração, em 2009, a população pedia a integração com o Terminal Santa Cândida, pois permitia redução no custo e no tempo de deslocamento. Segundo Akel, diariamente circulam 10 mil pessoas pelo Terminal Roça Grande e cerca de 30% utilizavam a Rede Integrada de Transportes (RIT) efetivando o pagamento de uma segunda tarifa.
“O Governo do Estado trabalhou por esta integração mas não conseguiu efetivá-la na gestão municipal passada. Agora, graças à firme posição do Prefeito Greca, conseguimos efetivá-la”.
PROTOCOLO
A integração dos dois terminais é fruto do protocolo de intenções assinado em janeiro deste ano, entre Governo do Estado e Prefeitura de Curitiba. Desde então, a Comec e a Urbs (Urbanização de Curitiba) estão fazendo estudos e trabalhos técnicos para a implantação do novo sistema metropolitano de transporte integrado de passageiros.
Outras ações de reintegração do sistema do transporte que já foram implantadas neste ano: o retorno da linha Colombo/CIC, implantação da ligação direta Angélica/Pinheirinho; as linhas Araucária/Capão Raso e Angélica/Capão Raso voltaram a passar dentro do Terminal CIC; implantação da linha Campo Novo/Santa Felicidade. Foi feita a unificação da estação tubo PUC para integrar Fazenda Rio Grande.
O ligeirinho Aeroporto passou a fazer ligação com os Terminais Central (São José dos Pinhais) e Boqueirão. Nos horários de pico, os usuários de Almirante Tamandaré passaram a ter ligação direta entre os terminais Cachoeira, Barreirinha e Cabral.