O evento foi realizado em Curitiba e teve como foco o fortalecimento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional
Representantes do município de Pinhais participaram da Oficina Regional de apoio aos municípios na implantação dos componentes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e elaboração do plano municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A ação foi realizada no auditório do setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Ao todo, o evento reuniu a participação de 25 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, representou os municípios participantes do Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (CORESAN). Também estiveram presentes, Ari Frozza, do Departamento de Agricultura e Abastecimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pinhais; Claudia Carolina Stadler Santos Huchberg Dias, nutricionista da Secretaria de Educação; Lilian Tanikawa Santos, nutricionista da Secretaria de Saúde; Rosalina Gutervil, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Reneudo de Albuquerque, membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
A participação de Pinhais no evento teve como foco o fortalecimento da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PMSAN). Importante destacar que Pinhais foi o primeiro município do Estado do Paraná a realizar a adesão ao SISAN Nacional e a elaborar o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional o que mostra o comprometimento com as questões relacionadas à Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN).
A coordenação da oficina esteve sob a responsabilidade da professora, doutora Maria Rita Marques de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). O evento teve o intuito de fortalecer o SISAN nos municípios do Paraná, a partir do apoio na constituição dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, das Câmaras Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISANSs), no processo de adesão ao SISAN e na elaboração do Plano Municipal de SAN. A inciativa também procurou mobilizar e assessorar os agentes do poder público, municipais e regionais, a partir do estágio de articulação em que os municípios se encontram.