Na ocasião, foram eleitos os representantes da sociedade civil para a gestão 2017/2019, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou o III Fórum Municipal dos Direitos do Idoso. Na ocasião, foram eleitos os representantes da sociedade civil para a gestão 2017/2019, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, para substituírem o colegiado que vinha atuando. O evento também teve como objetivo debater a temática: “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa”.
Participaram como delegados do fórum: entidades não governamentais, grupos religiosos, grupos culturais, programas sociais, associações, movimentos e sociedade civil organizada, que atuam em defesa, estudo, pesquisa, assistência e garantia dos direitos do idoso.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Solange do Rocio Penna, destaca que as ações realizadas pelos conselhos, em parceria com a Prefeitura de Pinhais, visam a garantia de direitos para agora e para o futuro. “O fórum representa uma forma de pensar e articular ações no município para que hoje sejam garantidas ações efetivas para a pessoa idosa e também pensando no futuro. Com isso, visamos atender um número maior de idosos, pois a expectativa de vida da população está em crescente constante”, afirma a presidente do Conselho.
A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, falou sobre o quanto o município tem investido em políticas de atenção à pessoa idosa. “Nos últimos anos é notável que Pinhais tem dispensado uma atenção especial, com carinho e respeito, para os idosos. Felizmente, temos presenciado ações que colocam o idoso como guardião da sabedoria”, afirmou a vice-prefeita.
Também estiveram presentes a vereadora Professora Cinéia, a diretora do Departamento de Gestão do SUAS, Maria Vitória Caleme, representando a Secretária de Assistência Social; Letícia Biss, como secretária interina de Saúde e a presidente do Conselho de Assistência Social, Leoni Aparecida Cruz da Silva. Os integrantes do CTG Posteiro dos Mananciais, Antonio Silva e Nayara Leite, apresentaram performances típicas da dança gaúcha.