Os alunos que participam do projeto Vila da Cidadania estiveram recentemente em Pinhais para conhecer o trabalho realizado pelo Armazém da Família do município. Um dos objetivos da iniciativa é incutir princípios referentes aos direitos e deveres do cidadão.
Luciana Damazyo, professora de Educação Financeira, explica que as escolas indicam os alunos, mas são eles que escolhem as oficinas que desejam participar. “Eles nos indicam, pois conhecem a realidade de cada aluno. Uma das nossas exigências é que eles frequentem a Vila duas vezes na semana, e nós temos o retorno das instituições de que é notável o resultado no desenvolvimento do aluno. Eles ficam mais disciplinados, mais tranquilos, entre outros aspectos positivos”, destaca a professora.
“Eles têm a consciência de que o dinheiro público é responsabilidade de todos e que eles precisam cuidar dos prédios públicos, por exemplo, entendem que vandalismo é crime, também exigem nota fiscal de tudo que consomem”, explica a professora Luciana.
Um dos alunos que participou da visita, Mateus Henrique Neves Borges, mostrou que o projeto tem ensinado muitas coisas. “Hoje a gente entrevistou as pessoas pra saber o que elas acham do armazém, se é melhor que o mercado, porque aprendemos que aqui é mais barato”, contou. “Nas oficinas a gente aprende muita coisa. Muita gente não sabe que dá pra usar a casca dos alimentos e, na oficina de gastronomia fizemos risoto da casca de abóbora”, explicou o aluno de 11 anos.
A professora de Educação Financeira explica que são atendidos mais de 5 mil alunos mensalmente e em todas as oficinas são trabalhados eixos como sustentabilidade, educação financeira e empreendedorismo.
A proposta da visita foi possibilitar aos alunos conhecer de perto o funcionamento do Armazém da Família, que consegue oferecer produtos até 30% mais baratos em relação ao mercado convencional. Os integrantes do projeto Vila da Cidadania entrevistaram os consumidores do Armazém e também o diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento, Silvio Aparecido Lindes, que explicou todo o processo de funcionamento do estabelecimento.
Vila da Cidadania
Localizado no município de Piraquara, o Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania oferece um espaço para a realização de atividades de complementação curricular. O centro conta com 30 mil m² para atender 42 instituições de ensino de Curitiba e Região Metropolitana. Os temas das atividades são distribuídos de acordo com a faixa etária. Os alunos da 5ª série trabalham a temática Meio ambiente, os da 6ª série trabalham Segurança, os da 7ª série, Cidadania e os da 8ª série, Cultura. Os estudantes do ensino médio trabalham com o tema Trânsito.