A intenção é proporcionar acesso à informação para que jovens e adolescentes possam direcionar as suas escolhas em busca de qualidade de vida
Entre os dias 26 e 30 de junho, Pinhais realizou a 8ª Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, com a temática “Sem drogas a vida é muito mais divertida”. A ação, instituída pela Lei Municipal 1438/2013, tem como objetivo a promoção da saúde por meio da sensibilização e conscientização dos adolescentes e da comunidade quanto aos fatores de proteção. A intenção é proporcionar acesso à informação para que possam direcionar as suas escolhas em busca de qualidade de vida.
A realização é das secretarias municipais de Saúde; de Educação; de Assistência Social; de Cultura, Esporte e Lazer; Câmara dos Vereadores; Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e Pastoral da Sobriedade. Durante a programação foram desenvolvidas oficinas artísticas, culturais e esportivas que visam despertar nos adolescentes o senso crítico para que sejam capazes de realizar escolhas assertivas, com a adoção de práticas saudáveis em busca do seu bem-estar.
Participaram das atividades crianças, adolescentes e jovens de escolas estaduais e de instituições conveniadas à Prefeitura que realizam trabalhos socioeducativos, bem como adolescentes que estão em medida protetiva no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).
A abertura do evento foi realizada na tarde de segunda-feira (26/06), no Colégio Estadual Professor Paulo Freire. Durante a solenidade a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, falou sobre o quanto é obscuro e triste o mundo das drogas. “Usar drogas não é saudável, não é bonito, muito pelo contrário, está totalmente fora de moda. Nós temos um exemplo muito triste no Brasil que é a Cracolândia, e são muitas outras histórias que encontramos que causam prejuízos ao usuário e à família. Então, fiquem longe das drogas”, falou a vice-prefeita ao público.
Representando a Câmara de Pinhais, a vereadora Professora Cinéia, reforçou a fala sobre os malefícios das drogas. “Não podemos permitir que este mal destrua nossas vidas. Muitos ambientes são propícios a entrar para o mundo das drogas, mas cabe a nós decidirmos”, afirmou a vereadora.
A secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, discorreu sobre a importância da campanha. “Nós entendemos que a orientação é extremamente importante, então, quanto mais os jovens e adolescentes participarem destas ações, mais positivo será.
Trabalhamos a prevenção, os conscientizando sobre a necessidade de ficarem longe das drogas, entendendo esta decisão como imprescindível para a busca da qualidade de vida”, destacou a secretária de Saúde.
Também participaram do evento de abertura os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Cecília Padovan da Saúde; Carlinhos do Eliza e Renan Ceschin; o secretário de Governo, Ricardo Pinheiro; a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista; o vice-presidente do Conselho Municipal de Juventude, Willian Machado; a conselheira tutelar Adriana; a diretora do Colégio Estadual Professora Paulo Freire, Maria Luiza; o presidente do Conselho Antidrogas de Pinhais, Levi Falcão; a presidente do Conselho de Saúde de Pinhais, Rosimeire Duraes.