Participaram do evento 23 municípios, envolvendo profissionais que atuam em diferentes espaços e serviços voltados ao atendimento da educação infantil
Durante os dias 22 e 23 de junho, Pinhais realizou a quarta edição do Fórum Intermunicipal de Discussão: a Educação Especial em Foco, intitulado “O Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil”. Este evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Pinhais em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o Fórum de Gestores da Educação Especial da Região Metropolitana de Curitiba. Participaram do evento 23 municípios, totalizando cerca de 550 profissionais que atuam em diferentes espaços e serviços voltados ao atendimento da educação infantil.
Nestes dois dias de evento a oferta do atendimento educacional especializado na educação infantil foi o pano de fundo das discussões, que ocorreram por meio de palestras, oficinas e dos relatos de experiências. O principal objetivo foi o de orientar os profissionais envolvidos com a oferta do atendimento educacional especializado, para a melhor inserção da criança pequena em contextos educacionais mais inclusivos.
A secretária de Educação, Andrea Franceschini, declarou que o Fórum é motivo de orgulho para o município e todos os envolvidos na realização do evento estão de parabéns. “Nestes quatro anos é notável perceber o quando o Fórum de fato mobilizou as pessoas para este momento de troca de conhecimento e discussões de grande valia”, afirmou a secretária.
Rosa Maria, vice-prefeita de Pinhais, destacou a atuação dos profissionais da Secretaria de Educação e agradeceu os parceiros. “A Secretaria de Educação de Pinhais mais uma vez faz um evento muito bem organizado e com conteúdo rico. Cumprimento em especial os profissionais que atuam com a educação especial por estarem em constante busca de conhecimento, e que fazem da educação especial um ato de amor e de coragem. Este tema realmente precisa ser levado a sério e o Fórum aqui realizado há quatro anos, é um importante instrumento deste trabalho”, falou a vice-prefeita.
A gerente de Educação Especial e Inclusão Educacional de Pinhais e também representante do Fórum de Gestores da Educação Especial, Louize Mari da Rocha, destacou que o interesse de centenas de pessoas mostra que o Fórum tem se firmado com um importante e reconhecido espaço de discussão. “Neste ano o evento avança em três aspectos principais, primeiramente a parceria com a UTFPR, com a validação da certificação; segunda questão a participação do Fórum de Gestores no planejamento e encaminhamento deste evento; também o relato de experiências entre os profissionais objetivando esta troca. Outro destaque é a temática, a qual é muito importante e de fato precisa ser repensada”, detalhou Louize Mari.
Representando a direção geral da UTFPR, a professora Marta Rejane Proença Filietaz, também parabenizou a organização do evento. “O Fórum traz temas relevantes e instigantes para essa discussão. Segundo teóricos da educação, o professor se forma pela ação, porém o professor é um pesquisador que realmente precisa ir em busca de conhecimento. O aluno deve ser visto dentro da sala de aula como sujeito social e aí entra a necessidade deste olhar, desta preocupação, e estas discussões reforçam ainda mais a importância do professor ter responsabilidade e compromisso em relação ao tema da educação especial”, declarou a professora da UTFPR.
Também participaram do evento, representando a Câmara Municipal, a vereadora Professora Cinéia, os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário e Carlinhos do Eliza; o professor da UTFPR, Marcelo Lambach; a secretária de Assistência Social de Pinhais, Rosangela Batista.