Fórum de Educação Especial de Pinhais reúne 550 participantes

Fórum de Educação Especial de Pinhais reúne 550 participantes

pinhais01

 

Participaram do evento 23 municípios, envolvendo profissionais que atuam em diferentes espaços e serviços voltados ao atendimento da educação infantil

Durante os dias 22 e 23 de junho, Pinhais realizou a quarta edição do Fórum Intermunicipal de Discussão: a Educação Especial em Foco, intitulado “O Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil”. Este evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Pinhais em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o Fórum de Gestores da Educação Especial da Região Metropolitana de Curitiba. Participaram do evento 23 municípios, totalizando cerca de 550 profissionais que atuam em diferentes espaços e serviços voltados ao atendimento da educação infantil.

Nestes dois dias de evento a oferta do atendimento educacional especializado na educação infantil foi o pano de fundo das discussões, que ocorreram por meio de palestras, oficinas e dos relatos de experiências. O principal objetivo foi o de orientar os profissionais envolvidos com a oferta do atendimento educacional especializado, para a melhor inserção da criança pequena em contextos educacionais mais inclusivos.

A secretária de Educação, Andrea Franceschini, declarou que o Fórum é motivo de orgulho para o município e todos os envolvidos na realização do evento estão de parabéns. “Nestes quatro anos é notável perceber o quando o Fórum de fato mobilizou as pessoas para este momento de troca de conhecimento e discussões de grande valia”, afirmou a secretária.

Rosa Maria, vice-prefeita de Pinhais, destacou a atuação dos profissionais da Secretaria de Educação e agradeceu os parceiros. “A Secretaria de Educação de Pinhais mais uma vez faz um evento muito bem organizado e com conteúdo rico. Cumprimento em especial os profissionais que atuam com a educação especial por estarem em constante busca de conhecimento, e que fazem da educação especial um ato de amor e de coragem. Este tema realmente precisa ser levado a sério e o Fórum aqui realizado há quatro anos, é um importante instrumento deste trabalho”, falou a vice-prefeita.

A gerente de Educação Especial e Inclusão Educacional de Pinhais e também representante do Fórum de Gestores da Educação Especial, Louize Mari da Rocha, destacou que o interesse de centenas de pessoas mostra que o Fórum tem se firmado com um importante e reconhecido espaço de discussão. “Neste ano o evento avança em três aspectos principais, primeiramente a parceria com a UTFPR, com a validação da certificação; segunda questão a participação do Fórum de Gestores no planejamento e encaminhamento deste evento; também o relato de experiências entre os profissionais objetivando esta troca. Outro destaque é a temática, a qual é muito importante e de fato precisa ser repensada”, detalhou Louize Mari.

Representando a direção geral da UTFPR, a professora Marta Rejane Proença Filietaz, também parabenizou a organização do evento. “O Fórum traz temas relevantes e instigantes para essa discussão. Segundo teóricos da educação, o professor se forma pela ação, porém o professor é um pesquisador que realmente precisa ir em busca de conhecimento. O aluno deve ser visto dentro da sala de aula como sujeito social e aí entra a necessidade deste olhar, desta preocupação, e estas discussões reforçam ainda mais a importância do professor ter responsabilidade e compromisso em relação ao tema da educação especial”, declarou a professora da UTFPR.

Também participaram do evento, representando a Câmara Municipal, a vereadora Professora Cinéia, os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário e Carlinhos do Eliza; o professor da UTFPR, Marcelo Lambach; a secretária de Assistência Social de Pinhais, Rosangela Batista.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress