Na oportunidade, Bihl Zanetti anunciou ainda uma série de investimentos que darão melhores condições de trabalho à Guarda Municipal do Município
Em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Campina Grande do Sul, no dia 19 de junho, segunda-feira, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, o Prefeito Bihl Zanetti apresentou à comunidade os guardas civis municipais que irão integrar o Grupo de Operações Táticas Especiais – Gote, equipe especializada para atuar na cidade em operações e ações que demandam um maior preparo e técnicas apuradas. Para isso, 16 agentes da Guarda Municipal de Campina participaram de um curso de aperfeiçoamento com várias disciplinas voltadas para as missões de patrulhamento urbano em áreas de ocorrências policiais consideradas de alto risco, com a finalidade de priorizar a importância da dignidade do ser humano, obdecendo os seguintes príncipios: Legalidade, Necessidade, Proporcionalidade, Moderação e Conveniência. O curso, ministrado de 13 de fevereiro a 21 de março de 2017, com duração de 212 horas/aula, contou com diversas disciplinas, entre elas, Ordem Unida, Legislação Específica-Direito Penal, Registro de Ocorrências, Imersão Técnica e Tiro Tático Específico- Espingarda Calibre 12, Legislação Específica-Armamento e Munição, Tiro Tático Policial-Pistola Calibre 380 e Espingarda Calibre 12, Técnicas de Abordagem, Patrulhamento em Ambiente Rural, Táticas e Técnicas de Confrontos Armados, Atuação em Ambientes Confinados, Uso Diferenciado da Força, Primeira Intervenção em Crises, Emprego Tático de Cães, Primeira Intervenção com Bombas e Explosivos, Operação de Controle de Distúrbios, entre outras.
Novos investimentos em segurança
Durante a solenidade de apresentação dos agentes, Bihl Zanetti anunciou uma série de investimentos que darão melhores condições de trabalho aos guardas municipais. Entre as conquistas estão a implantação do telefone 153, que pode ser usado gratuitamente pela população para denúncias e informações; a aquisição de dois veículos SUV-Zero KM; 30 pistolas novas e a instalação de GPS nas viaturas. Na ocasião, o Prefeito de Campina Grande do Sul confirmou a implantação de uma Central de Monitoramento com Câmeras e a construção de uma nova sede para a Guarda Municipal, afirmando que a segurança pública é uma das muitas prioridades de sua gestão.
“Embora seja dever do Estado, estamos fazendo o que está ao nosso alcance para avançar nesta área, inclusive cumprindo antecipadamente alguns de nossos compromissos”, destacou. Segundo Bihl, a criação do Gote vai ao encontro de um grande objetivo, que é tornar a Guarda Municipal mais operacional, com uma presença cada vez maior nas ruas.
Repressão ao crime
Conforme explicou o Secretário Municipal de Ordem Pública e Segurança, Jefferson Cordeiro, o Gote-Grupo de Operações Táticas Especiais possui uniforme, armamento e viatura própria, e é composto por seis guardas municipais com formação específica para a função. “O Gote vai coibir os crimes de maior potencial ofensivo, com foco na manutenção da ordem pública e repressão aos crimes, contravenções e infrações, além de dar apoio as demais equipes da Guarda Civil Municipal”, afirmou Jefferson.