Na quinta-feira, dia 1º, o Prefeito Angelo Andreatta (Lara) e o diretor de Turismo, Leverci Silveira, além do secretário de Esportes, Adriano de Lara (Nano), fizeram visitas em pelo menos três regiões rurais do Município. A visita faz parte de um planejamento para o setor de turismo rural e religioso. A partir desses estudos de campo a intenção é criar um guia turístico com novos atrativos, sempre valorizando as atividades já desenvolvidas no Município.
Uma das observações feitas pelo Prefeito é a questão de sinalização turística, escassa ou inexistente. Situação que a equipe de governo pretende resolver o mais rápido possível. Na região do Palmitalzinho aproveitaram para conhecer as estruturas do salão paroquial onde acontecem as atividades esportivas ofertadas pela primeira vez por uma gestão pública. Essa era uma das demandas dos moradores da região que foram implantadas pela Secretaria de Esportes.
No Ribeirão do Tigre, Estrada dos Jesuítas, foi possível fazer um levantamento das melhorias necessárias que possibilite ao turista e aos moradores maior conforto no deslocamento e na prática da caminhada tradicional que acontece aos domingos.
O Prefeito fez questão de visitar a estrada antiga (original) da Graciosa e ver em que condições se encontra. A ideia é fazer um estudo que viabilize um roteiro alternativo no traçado antigo da Graciosa. O Prefeito ressalta que o Município possui um potencial histórico, cultural e ecológico fantástico e precisa fomentar o uso desses recursos de forma sustentável. “Com o Departamento de Turismo conseguiremos dar maior suporte as demandas dos empresários do setor. Juntos, iniciativa pública e privada faremos de Quatro Barras um dos melhores pólos turísticos do Paraná. Potencial para isso nós já temos”, disse o Prefeito.
Leverci Silveira disse que a participação dos empresários do segmento é fator determinante para fomentar o turismo local. “Queremos fazer a gestão participativa com todos os segmentos do setor. Nosso objetivo é criar ações estruturantes para o turismo sustentável. A palavra chave é sustentabilidade”, falou Leverci. Outra questão é a reativação do Conselho de Turismo. “Vamos reestruturar o Conselho de Turismo para criar um plano de desenvolvimento turístico no município. Só assim poderemos incentivar a capacitação, o emprego e renda para o setor”, concluiu o diretor.