Mais de 200 pessoas participaram do lançamento do novo modelo de consultas públicas Fala Curitiba, que irá ouvir moradores nos 75 bairros da cidade. No novo formato, são feitas reuniões em cada bairro, com eleição das demandas prioritárias em cada setor, que serão avaliadas e apresentadas nos encontros maiores feitos nas Administrações Regionais.
O lançamento do programa foi na paróquia Bom Jesus, no bairro Cachoeira, e conduzido pela administradora da Regional do Boa Vista, Janaina Lopes Gehr. Na entrada do evento, cada participante ganhou uma credencial com o nome e uma ficha para elencar suas prioridades.
No início do encontro foi explicada a composição do orçamento municipal, detalhada a diferença entre LDO, LOA e PPA, em conjunto com os prazos legais, e como funciona a composição do orçamento e do planejamento municipal. Na sequência, os participantes preencheram as fichas de prioridade e dividiram-se em grupos para eleger três propostas sobre um tema. Ao final, um representante de cada grupo apresentou no palco as prioridades eleitas.
“Isso é mais uma demonstração de uma gestão participativa, as pessoas trazem as demandas da sua região para o debate direto e decidem quais as prioridades, isso colabora muito com a trabalho da Prefeitura e da Câmara de Vereadores”, comentou o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Serginho do Posto.
“O Fala Curitiba amplia a participação popular, a população elege as prioridades, como e onde investir o dinheiro público. Além disso, as propostas ganham avaliação técnica, jurídica e financeira, antes de irem para votação”, disse Rafaella Munhoz da Rocha Lacerda, diretora de Inovação e Planejamento do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), órgão gestor do programa. Em breve o programa vai ouvir os moradores dos outros 74 bairros da cidade.
“Todas as questões levantadas, independente se foram as eleitas ou não, serão encaminhadas, avaliadas e respondidas”, comentou a administradora regional Janaina.