O novo prédio terá 1.200 metros quadrados, distribuídos em ambientes internos destinados ao Instituto de Identificação, salas especiais, celas modulares, Delegacia da Mulher e setor administrativo
Acompanhada de diversas autoridades municipais, a Prefeita de Pinhais, Marli Paulino, visitou o prédio da futura Delegacia da Polícia Civil do município. O novo complexo está em construção e substituirá o prédio antigo, ativo desde 1982, que atualmente se mostra insuficiente para atender a demanda da população da cidade.
Prefeitura doa terreno
Para que a obra fosse realizada, em 2010, na gestão do então Prefeito Luizão Goulart, a Prefeitura de Pinhais doou um terreno localizado ao lado do Destacamento da Polícia Militar e também da sede da Guarda Municipal. “Sabemos da importância desta Delegacia Cidadã aqui para nossa cidade, então, na época, incentivamos e entregamos a escritura pública da área ao Governo do Estado, que ficou responsável pela construção”, disse Marli Paulino, que na ocasião era vice-prefeita.
Delegacia Cidadã
Segundo o projeto, a Delegacia Cidadã de Pinhais terá 1.200 metros quadrados, distribuídos em ambientes internos destinados ao Instituto de Identificação, salas especiais, celas modulares, Delegacia da Mulher e demais dependencias. Quanto ao terreno doado pelo município, trata-se de um espaço com 2.000 m² de área, localizado na rua Europa, no Centro – mesma região onde está instalada a atual sede da Polícia Civil no município. Para melhor atender a população, o imóvel fica próximo ao Posto Integrado dos Bombeiros e a cerca de 50 metros dos destacamentos da Polícia Militar e Guarda Municipal, compondo, assim, um polo de integração entre as forças de segurança da cidade.
Delegado enaltece parceria
O Delegado Silas Roque dos Santos acompanhou a comitiva durante a visita na nova delegacia, destacando a importância da parceria com o município. “É uma obra magnífica que nos proporciona uma infraestrutura digna e necessária para o trabalho que a Polícia Civil precisa desenvolver”, afirmou Dr. Silas. Para o Delegado é importante que a população também entenda qual será o papel da Delegacia Cidadã em Pinhais. “Não é para ser um depósito de presos. O ideal é que seja uma unidade policial preparada para o atendimento ao público. Ou seja, uma base e administração de operações policiais, investigações criminais e detenção apenas temporária de suspeitos e presos em flagrante delito”, completou.
Diversas autoridades marcaram presença
Além da Prefeita Marli Paulino, da vice-prefeita Rosa Maria e do ex-prefeito Luizão Goulart, estiveram presentes o Secretário Municipal de Governo, Ricardo Pinheiro, o Comandante da Guarda Municipal de Pinhais, Cancio do Amaral, e os vereadores Marcinho (Presidente da Câmara), Carlinhos do Eliza, Dirceu da Aposentadoria, Cecília Padovan, Leandro do Zezinho, Airton Silva e Arnaldo do Vizinho Solidário.