Representantes da Secretaria de Viação e Obras Públicas de São José dos Pinhais, município vizinho a Colombo, estiveram na cidade para conhecer o Programa de Pavimentação Comunitária desenvolvido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão realizado em conjunto com a Secretaria de Obras e Viação.
Segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Marcio Strapasson, o programa padroniza a pavimentação urbana da cidade. “O objetivo desta ação é oferecer um pavimento de qualidade para os moradores, aliado ao serviço bem executado com galerias, meio fio, paisagismo, passeio e sinalização”, explicou.
Para a representante da Secretaria de Viação e Obras Públicas de São José dos Pinhais, Evelize Carvalho, a iniciativa colombense chamou a atenção pelos resultados alcançados. “Vamos nos organizar para programar um projeto piloto para o nosso município nos mesmos moldes de Colombo.”
O Programa
Nos últimos quatro anos, com esta ação, foram asfaltadas mais de 200 novas ruas. E para os moradores receberem estas obras do programa de pavimentação, primeiro, é necessário solicitar o serviço junto ao protocolo. Depois, a Prefeitura realiza o levantamento e a execução do orçamento da obra.
“Em seguida convocamos os proprietários dos imóveis da referida rua para uma reunião de apresentação do projeto e do orçamento para ser aprovado e incluído no programa. Tudo isso a partir de 70% de adesão dos moradores”, explicou Igor Macedo, da divisão de Projetos Comunitários de Pavimentação da secretaria de Planejamento.
Após, o setor envia edital para publicação e posteriormente os moradores comparecem na Prefeitura para fazer parte efetivamente do Programa. E assim que a rua atingir 60% do valor pago, são seguidos os seguintes trâmites: é enviada para projeto, licitação e execução dos serviços conforme a lei 684/97.
Também participaram da visita técnica os representantes da secretaria de Viação e Obras Públicas de São José dos Pinhais, Guilherme Amorin e Paulo Cezar. E de Colombo, Lis Alberti da secretaria de Planejamento e o engenheiro Lucas Vieira da secretaria de Obras e Viação de Colombo.