Foto: Mário Miranda/Amcham
Presidente reeleito do Conselho de Administração da Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham), Hélio Magalhães entende como essenciais as reformas apresentadas pelo Governo Federal para a retomada da economia. Na visão de Magalhães, que também preside o Citibank, é unânime, entre os empresários, que o pior da recessão já ficou para trás. “É unanimidade entre os empresários que o pior já passou”, afirmou.
Com a presença do Presidente da República, Michel Temer, Magalhães foi empossado para um novo mandato na segunda-feira (20). A Amcham é a maior câmara americana de comércio fora dos Estados Unidos da América. Fundada no Brasil há 98 anos, a associação reúne cerca de 5 mil empresas, sendo 85% delas brasileiras, e está presente em 14 cidades do País.
Em entrevista ao Portal Planalto, Magalhães vê as reformas em execução pelo Presidente Temer como essenciais para a volta dos investimentos, especialmente em um cenário de longo prazo. “Acho que o governo tem um plano correto, muito bem articulado, e esse plano que o Brasil precisa executar para que a gente volte a ter um crescimento contínuo e crescente”, avaliou.
Para Magalhães, não há dúvidas a aprovação da reforma da Previdência no Congresso Nacional, esperada para este semestre, vai provocar uma mudança significativa sob ponto de vista dos investidores. “Há 12 meses, o interesse no Brasil sob o ponto de vista dos negócios era muito pequeno. Existiam incertezas, não estava claro qual caminho o País ia tomar”, disse o executivo.
Hoje, segundo ele, as empresas que possuem potencial de investimento no País estão acompanhando de perto os rumos da economia brasileira. “Eu não tenho dúvida, na hora que as coisas começam a melhorar o otimismo vêm. Esse otimismo se transforma em confiança e essa confiança faz com que as empresas invistam”, concluiu.