O atendimento para quem precisa dar entrada no Seguro Desemprego está diferente na Agência do Trabalhador de Curitiba. A partir de sexta-feira (3) serão disponibilizadas 700 vagas semanais toda sexta-feira para quem precisa do benefício. Outra mudança é o prazo para o agendamento, que está maior. Antes era possível marcar um atendimento apenas de um dia para outro.
Agora, quem precisa pode agendar com uma semana de antecedência. Serão 140 atendimentos ao dia apenas para o seguro desemprego. “Esse aumento se deu pela ampliação dos atendimentos da Agência Central. Foram contratados em janeiro 61 novos servidores que estão agilizando o atendimento e desafogando o sistema. Isso aumenta a nossa capacidade de produção e de padronização na agência para os trabalhadores”, destaca o secretário estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior.
Em 2016 o Paraná atendeu mais de 373 mil pedidos de seguro-desemprego. Um valor que ultrapassa os R$ 2 bilhões e que ajudou a movimentar a economia no Estado. Antes o prazo ocorria de um dia para o outro e as vagas permaneciam nos 73 atendimentos ao dia.
Com o objetivo de aumentar a capacidade nos atendimentos do seguro desemprego de todas as agências do estado, acontecerá nesta semana uma reunião entre o Departamento do Trabalho e os gerentes das Agências do Trabalhador da Região Metropolitana de Curitiba.
“Vamos nos reunir com os gerentes das agências da RMC para ampliar a capacidade de atendimentos, e assim vamos expandir elas pelo estado”, ressalta o diretor do Departamento do Trabalho, Cicero Teixeira. “Também estão sendo capacitados 80 servidores municipais que atuarão nas agências de todo o estado, justamente para expandir os atendimentos de vagas de trabalho e para o atendimento do seguro desemprego”, acrescentou.
VAGAS DE EMPREGO
O Paraná ficou em primeiro lugar no ranking que avalia o Programa de Intermediação de Mão de Obra. Os dados são do Ministério do Trabalho e refletem o desempenho dos estados em 2016.
Em 2016, no Brasil, 400.396 pessoas conseguiram um emprego pelas Agências do trabalhador, destes, 78.287 foram em Agências do Paraná – 20% do total do país.
No Paraná a captação de vagas de emprego nas Agências do Trabalhador é mais que o dobro da estimativa nacional. Em 2016, segundo dados do Caged, foram 128.232 vagas captadas no estado. Destas, 12% foram captadas nas Agências do Trabalhador do estado.
Nos dados nacionais, em 2016, também com dados do Caged, foram 893.959 vagas de emprego. Apenas 3% foram captadas nas Agências do Trabalhador do país.
A Agência do Trabalhador funciona na Rua Pedro Ivo, 744, centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Todos os serviços são gratuitos.