Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visitaram, na semana passada, obras rodoviárias da Região Metropolitana de Curitiba. O procedimento foi coordenado por técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), que apresentaram um panorama atual sobre as condições das rodovias, os desafios na execução das obras e todo o planejamento para reduzir os gargalos rodoviários nos municípios da RMC.
A visita da comissão do BID faz parte da programação dos estudos que envolvem o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Estado. Orçado em US$ 435 milhões, o programa prevê uma série de obras em rodovias do Paraná, como construção de contornos, pavimentação de novas rodovias e também duplicações.
Questões relativas à reintegração de faixas de domínio, aspectos ambientais e a elaboração dos projetos referentes às obras foram discutidas. Na rodovia João Leopoldo Jacomel (PR-415), principal ligação entre Curitiba, Pinhais e Piraquara, os engenheiros responsáveis pela obra destacaram o planejamento para a construção de obras de artes especiais (viadutos e trincheiras) em trechos de perímetro urbano e com intenso tráfego de veículos. Por dia, cerca de 25 mil veículos circulam nos dois sentidos, a maioria automóveis leves e motos.
“Essa etapa em campo é importante para que a comissão do Banco Interamericano de Desenvolvimento conheça toda a complexidade que envolve os serviços de reestruturação ou construção de novas rodovias em locais com grande concentração populacional”, afirma o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior.
FINANCIAMENTO
Do valor total de US$ 435 milhões, a proposta prevê um financiamento de US$ 235 milhões em empréstimos junto ao BID e os outros US$ 200 milhões de contrapartida do Governo do Paraná. A expectativa é que o empréstimo seja assinado no segundo semestre de 2017.
INFRAESTRUTURA
Além dos recursos para modernização das rodovias, o financiamento do BID prevê, também, a criação de pontos de armazenagem de grãos, estacionamentos e áreas de serviços em regiões estratégicas para o transporte de cargas no Paraná. A intenção é construir esses centros em Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava e Guaíra.