A Prefeita de Pinhais, Marli Paulino, no dia 2, quinta-feira, visitou o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC. Na oportunidade, Marli apresentou ao prefeito Rafael Greca demandas das regiões de divisa entre as duas cidades, nas áreas da integração viária e drenagem. “Esses são pontos de interesse para o benefício da população de ambas as cidades, que há anos esperam por solução”, explicou
Ligação do Autódromo
Durante o encontro, Marli citou o projeto de ligação das Avenidas Iraí, em Pinhais, e Maurício Fruet, em Curitiba, na região do Autódromo Internacional. A proposta visa a integração viária, a partir da transposição da via férrea, sem interferências no trajeto entre as duas cidades.
Segundo Greca, a demanda citada por Marli Paulino será incluida no Projeto de Integração do Transporte Metropolitano, previsto em parceria com o Governo do Estado através de recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano. “Curitiba e Região Metropolitana são uma só”, declarou o Prefeito da capital dos paranaenses.
Pinhais/ Bairro Alto
Entre os pedido da Prefeita de Pinhais está a construção de uma ponte sobre o Rio Atuba, que fará a ligação da Avenida Apucarana, em Pinhais, com a Rua Guglielmo Marconi, no Bairro Alto. Trata-se de um projeto já contratado pela Prefeitura de Pinhais e que deverá contar com contrapartida de Curitiba.
Ampliação
Outra solicitação de Marli diz respeito à adequação geométrica da Avenida Victor Ferreira do Amaral, na divisa com Pinhais. O objetivo é ordenadar o fluxo de veículos que vêm da João Leopoldo Jacomel (Pinhais e Piraquara), Rodovia que está sendo ampliada pelo Governo do Estado. “As obras de triplicação da via já estão em fase de conclusão, mas em um pequeno trecho, onde começa o município de Curitiba, está com duas pistas, o que ocasiona congestionamentos”, explicou a Prefeita, justificando a necessidade da obra.
Rio Atuba
A pedido do Prefeito de Curitiba, em concordância com a Prefeita de Pinhais, as duas cidades deverão tratar em conjunto as ações de drenagem do Rio Atuba. Inclusive, uma reunião técnica será marcada com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Obras dos dois municípios.
Boa vontade
Para Marli, questões que envolvem a divisa entre os dois municípios não podem ser resolvidas apenas por uma das partes. “Os problemas aqui apresentados já perduram por muito tempo. Porém, acreditamos que haja uma solução, porque o prefeito Greca tem boa vontade e gosta de fazer o que é necessário”, argumentou.
No final do encontro, o Prefeito de Curitiba disse que a reunião com Marli Paulino abre um ciclo de tratativas com os demais administradores das cidades ao redor da capital do Paraná. “Para amarrar o projeto de integração metropolitana, vamos criar uma agenda de reuniões com todos os prefeitos vizinhos”, anunciou Greca.