A eleição para o Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos acontecerá no dia 25 e deverá contar também com a participação dos prefeitos de Mandirituba e Campo Magro
Criado em 2001 com o objetivo de adotar soluções que reduzam os custos com transporte e permitam o aproveitamento dos resíduos, além de diminuir os gastos com a manutenção futura de passivos ambientais, o Conresol – Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos tem cumprido um importante papel no que diz respeito ao aprimoramento do sistema de colheta de lixo nos 23 municípios participantes, trabalhando na busca de um modelo sustentável para a destinação dos resíduos sólidos produzidos na região.
Novo aterro em Mandirituba
Desde novembro de 2010 – quando o aterro da Caximba foi fechado por determinação judicial, os resíduos estão sendo recebidos em aterros particulares operados por empresas credenciadas. Depois de Fazenda Rio Grande, o próximo município a receber o aterro é Mandirituba.
Municípios consorciados
Além de Curitiba, fazem parte do Conresol os municípios de Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.
Eleições 2017
Com o cargo de presidente vago, depois da saída de Gustavo Fruet, o Conresol está sob a administração do atual secretário Neco Prado. A eleição para nova diretoria acontecerá no dia 25 de janeiro, em Curitiba. Os nomes de Rafael Greca (prefeito de Curitiba), Luiz Antonio (prefeito de Mandirituba) e Claudio Cesar Casagrande (prefeito de Campo Magro) estão cogitados para disputar a presidência do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos.
Luiz Antonio – Prefeito de Mandirituba
Claudio Cesar Casagrande – Prefeito de Campo Magro