Projeto Pescô recebe título de honra ao mérito no IV Prêmio Gestor Público Paraná

Projeto Pescô recebe título de honra ao mérito no IV Prêmio Gestor Público Paraná

Projeto da Secretaria de Políticas Sobre Drogas foi condecorado pela continuidade do trabalho realizado

Na noite de segunda-feira, dia 12, foi realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a IV edição do Prêmio Gestor Público do Paraná. E Campo Largo —através do projeto Prevenção em Escolas e Comunidades (Pescô), foi mais uma vez um dos destaques. O município foi condecorado com o título de honra ao mérito pela continuidade do trabalho executado pela Secretaria de Políticas Sobre Drogas. O programa também foi condecorado com o Prêmio Paz Paranaense.

“Os reconhecimentos nos enchem de alegria porque comprova que o prefeito Affonso e o deputado Alexandre estavam certos quando trabalharam e viabilizaram a criação da Secretaria de Políticas Sobre Drogas. É uma honra mostrar para todo o estado que é possível priorizar a prevenção e fazer um trabalho inovador a partir dela”, comemora Mizael Santana, chefe de sessão da Secretaria que teve a oportunidade de receber o título das mãos do deputado estadual Alexandre Guimarães.

Neste ano, a temática da premiação que reconheceu iniciativas inovadoras, de qualidade e que priorizam o desenvolvimento local foi o “Trabalho: o Município promove. O Estado avança”. Mais de 120 projetos de 56 municípios se inscreveram.

O parlamentar acredita que o prêmio coroa não apenas qualidade, mas um estilo de trabalho inovador, que pensa no futuro.

“Acompanhei os primeiros passos do projeto, acompanhando as visitas nas primeiras escolas e bairro, portanto sou suspeito para falar. Mas acredito que o título enobrece um trabalho primoroso que vem sendo realizado, que além de ter uma extrema qualidade técnica, também é cheio de sensibilidade e solidariedade”, ressalta.

“Feliz também em acompanhar a premiação aos nossos parceiros de Palmeira/PR — do prefeito Edir Havrechaki (PSC), premiado por conta do Programa Parlamento Jovem de Palmeira, e de Cambará — do amigo Prefeito João Mattar (PSC), premiado com o projeto Fonte de Renda Alternativa na Agricultura Familiar”, conclui.

O Prêmio Gestor Público é promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) e está na sua quarta edição. Além de deputados, vereadores e lideranças, também prestigiaram o evento o presidente do Sindafep, José Carlos Carvalho, o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, além de autoridades do Tribunal de Contas, Secretaria de Estado da Fazenda, Copel, Sanepar, Fomento Paraná, entre outras instituições.

Pescô

O projeto Pescô atingiu mais de 60 mil pessoas só em 2013, ano que concentrou ações em todas as escolas de Campo Largo. A metodologia é baseada em capacitação de profissionais de educação e ações tanto nas escolas como em comunidades, com foco em prevenção. As iniciativas também geram encaminhamentos para tratamento, já que crianças, adolescentes e pais sentem liberdade para pedir ajuda.

A ideia é trabalhar o tema, que ainda é tabu, de forma criativa, como a partir do personagem Cirilo, uma caveira que fugiu da cidade de Baforenta e foi para Campo Largo aprender sobre prevenção. A história virou gibi, hoje utilizado nas escolas. Esporte, arte e música também são ferramentas usadas para falar do assunto e mostrar que há diversão longe das drogas.

De acordo com o secretário, a ideia é usar a prevenção para depois não precisar tratar o doente, o que significa diminuição na necessidade de repressão e de tratamentos.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress