João Aloysio e Vanessa Martins de Souza
Na ocasião, também foi realizada a eleição para a Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Quatro Barras, na qual o vereador Gilson Rodrigues Cordeiro foi eleito Presidente da Casa.
Em Quatro Barras, a posse do Prefeito, Vice-Prefeito e dos 9 vereadores foi realizada na tarde de 1º. de janeiro, na sede da Câmara Municipal. O Prefeito eleito Ângelo Andreatta (PMDB), o Lara, e o Vice Roberto Adamoski discursaram destacando as principais propostas contidas no Plano de Governo, elaborado de acordo com o que pedia a população.
Eleito em chapa de oposição ao então Prefeito Loreno Tolardo(PSD), Lara pontuou a extrema necessidade de atenção à saúde pública, bem como o enxugamento da máquina administrativa da Prefeitura. “Conheço cada desafio, cada demanda do nosso município. Precisamos priorizar, melhorar e ampliar os serviços de saúde pública. Vamos adotar também um período de austeridade, de conservadorismo no trato com as finanças públicas. A Prefeitura conta com cerca de 1 mil funcionários. É preciso rever as contratações, e as terceirizações desnecessárias que sangram o erário público. O funcionalismo precisa ser realinhado em suas funções, para aumento de produtividade e valorização da carreira”, pontuou.
Incubadoras profissionalizantes
Na área de educação, o atual Prefeito de Quatro Barras disse que quer potencializar os investimentos, acompanhado de um programa de geração de emprego e renda no município. “Junto com a potencialização dos investimentos em educação, é necessário ampliar a geração de emprego e renda. Temos cerca de 2.500 desempregados em Quatro Barras. Além da falta de vagas, há problemas de falta de qualificação desses profissionais. As incubadoras profissionalizantes estão em nosso Plano de Governo, uma forma de oferecer qualificação a trabalhadores, a partir das empresas que aqui se instalam. Uma política de atração de empresas está em nosso objetivos. Quatro Barras tem sérias restrições legais quanto a indústrias poluidoras, mas há possibilidades de atrairmos as não- poluidoras”, explicou.
Transporte na área rural
A área rural do município será outro ponto de atenção, disse Lara. “Há uma demanda considerável por transporte na região rural, pois há famílias que têm filhos trabalhando fora do município. Vamos buscar meios de oferecer transporte para esses locais”, comprometeu-se.
Saúde e assistência social
O Vice-Prefeito Adamoski ressaltou a parceria com o Prefeito Lara de priorizar uma gestão direcionada às parcelas da população que mais precisam do poder público. “Desde a campanha, deixamos claro que nossa gestão seria muito direcionada a quem mais precisa dos serviços públicos, principalmente na saúde e na área social. Queremos que as pessoas não precisem mais acionar a Justiça para conseguir um remédio, um exame, um atendimento médico. Apesar da crise, sabemos que o município tem a obrigação de fornecer essa atenção básica em saúde. A doença não pode esperar. A cada dia surgem novas doenças, epidemias que precisam de uma estrutura adequada para enfrentamento no SUS. Durante a campanha, o que mais ouvimos do povo foi a necessidade de bom atendimento nos postos de saúde, com médicos, remédios suficientes”, lembrou.
Retribuição da confiança
Sobre o relacionamento com o Poder Legislativo, Adamoski disse esperar que as diferenças partidárias entre vereadores e Prefeito sejam deixadas de lado durante a gestão. “Vamos retribuir a confiança que mais de 50% do eleitorado fez na dupla Adamoski e Lara. Quantos aos vereadores, a expectativa é de que as diferenças partidárias fiquem para 2020, nas próximas eleições. Nosso município tem cerca de 24 mil habitantes, e é com eles que os eleitos devem ter compromisso agora”, concluiu.
R$ 1 milhão em caixa
Em entrevista concedida à reportagem do jornal A Gazeta Metropolitana, o Prefeito Lara comentou que a primeira medida de sua gestão será uma reunião com secretários e servidores para levantamento da situação das contas públicas e demais setores. Na transição, revelou que o então Prefeito Loreno Tolardo apresentou um levantamento das finanças contendo um montante de R$ 1 milhão em caixa. “A partir de amanhã, vamos verificar esse montante apresentando em documentação pelo Tolardo. Queremos todos os setores estruturais já funcionando bem, a exemplo da Tributação, Administração, Meio Ambiente”, e outros, disse.
Eleição na Câmara
Sobre a eleição do Vereador Gilsinho para a Presidência da Câmara Municipal, em chapa de oposição à apoiada por ele, Lara disse que não vê dificuldades. “ Apoiamos a chapa do PMDB, junto com o Juninho do Posto. Mas não tem problema. Vamos trabalhar juntos, Prefeitura e Cãmara, por uma cidade melhor”, avaliou.
Vereador Gilsinho
O Vereador Gilsinho, novo Presidente da Câmara de Quatro Barras, também encarou com tranquilidade as relações do Poder Legislativo Municipal com a Prefeitura. “O Lara esteve conosco durante quatro anos. Vai fazer muita falta. Ele entedia de tudo e nos orientava. Tem um grande conhecimento do Legislativo, extraordinário. Nossa intenção é trabalhar para o povo, apoiando o Prefeito em tudo que for de interesse da população”, afirmou Gilsinho.