Prefeitura de Pinhais homenageia Chapecoense com Espaço Condá

Prefeitura de Pinhais homenageia Chapecoense com Espaço Condá

pinhais01

 

Sugestão de internautas foi acatada para homenagear índio símbolo da Chapecoense que prega a união entre os povos

A Prefeitura de Pinhais inaugurou na quinta-feira, dia 8, um novo ambiente para a prática de atividades culturais. O nome será “Espaço Condá” e está localizado dentro do Bosque Municipal. A ideia partiu da equipe da Secretaria de Meio Ambiente que com pouco investimento financeiro e muita criatividade conseguiu levar um diferencial a um dos locais mais frequentados da cidade.

Para se chegar ao nome desta nova cabana construída a partir de troncos de árvore e revestida de palha, a Prefeitura realizou uma enquete através das redes sociais. “Eram quatro nomes pré-selecionados. No entanto, alguns internautas tiveram a ideia de nomear ‘Espaço Condá’ e nós achamos muito interessante, já que remete ao índio que pregava a paz entre os povos. Também faz uma homenagem à Chapecoense, que tem este personagem como grande símbolo e todos nós nos sensibilizamos muito com o momento vivenciado pelo Clube e toda a cidade de Chapecó”, destacou o Prefeito de Pinhais, Luizão Goulart.

Leitura

O principal objetivo do “Espaço Condá” será o de incentivar a prática da leitura. No local serão disponibilizados livros dos mais diversos autores e a comunidade poderá emprestá-los, ou ainda deixar obras nas prateleiras que foram feitas e moldadas de forma artesanal. Além disso, a intenção é que neste mesmo ambiente possam ser realizadas apresentações culturais, contações de histórias, exposições de artesanato, entre outras atividades.

Condá

Vitorino Condá aparece na história como um dos grandes líderes dos Kaingang. Um personagem fundamental para a colonização dos Campos de Palmas, Condá desempenhou um papel preponderante nas decisões da ocupação das terras do atual sudoeste do Paraná, do oeste de Santa Catarina e do noroeste do Rio Grande do Sul.

A história coloca Condá como um cacique que lutou para que seu povo tivesse direito a terra, em uma disputa pela posse com os colonizadores que chegavam aos aldeamentos liderados por ele. Um homem de muita força e coragem, que após muitos anos recebeu homenagens por sua história, como a da cidade de Chapecó, que abriga a Arena Condá.

Após um triste acontecimento, que marcará para sempre a história desta pequena cidade catarinense, a figura do líder indígena merece ser lembrada mais uma vez.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress