Primeira edição do Dia da Aprendizagem é realizada na Cidade
Na terça-feira, dia 29/11, o Centro da Juventude de Pinhais recebeu a primeira edição do dia A de Aprendizagem. O evento foi realizado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social, com o Conselho Municipal da Juventude.
Segundo a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, esta data é muito representativa, pois abre várias possibilidades de qualificação profissional aos jovens. “Que esta iniciativa seja de muita valia e que auxilie a juventude a alcançar a inserção no mercado de trabalho. As oficinas ofertadas os impulsionam a perceber como funciona o processo de empregabilidade”, explica.
De acordo com Giane de Jesus, do Departamento de Geração de Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, esta ação possibilita o acesso a informações pertinentes. “Esta primeira edição do Dia A teve realmente o intuito de colocar frente a frente os jovens e as instituições parceiras. Desta forma, fornecemos orientações para que estejam preparados para o mercado”, afirma.
O presidente do Conselho da Juventude de Pinhais, Heder Teixeira, salientou que a ideia para a promoção do evento veio para atender uma demanda apontada durante a Conferência da Juventude. “Quando os jovens de Pinhais se reuniram e apontaram o caminho pelo qual o Conselho deveria trabalhar, acolhemos aqueles apontamentos e, na medida do possível, trataremos um a um. E neste momento a educação profissional é o foco, pois o intuito é melhorar a situação da juventude do município”, ressalta.
Representando o Legislativo Municipal, a vereadora Rosa Maria, afirmou que a prioridade é melhorar a qualidade de vida da população. “Desde as crianças até a melhor idade, passando pela nossa juventude, temos um olhar atento para colocar as pessoas em primeiro lugar. Portanto, as políticas públicas também se voltam à busca de oportunidades para o encaminhamento destes jovens”, comenta.
Dia A de Aprendizagem
Participaram desta iniciativa representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Pinhais, Associação Futuro Aprender Ensinar e Qualificar, Gerar, Novo Aprender e Instituto Cidade Junior.
Durante o dia todo, estiveram em pauta os seguintes temas: Lei de Aprendizagem, técnicas de entrevista e marketing pessoal; Oficina de Empregabilidade: como fazer um currículo, marketing e apresentação pessoal, como tornar-se empregável; Educação Profissional Pense, Tente, Faça Diferente; Processo Vocacional – Orientação e Empreendedorismo.