Os dados do documento servirão como instrumento para aprimorar a resposta municipal à epidemia
Em menção ao mês de conscientização e luta contra a AIDS, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde do município, faz o lançamento do primeiro Boletim Epidemiológico sobre a doença. Os dados do documento servirão como instrumento para aprimorar a resposta municipal à epidemia.
Para a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, os desafios são grandes. “Entretanto, os profissionais estão preparados para desenvolver ações, visando reduzir estes indicadores e em consequência colaborar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS”, afirma.
Segundo Dielli Bondan dos Reis, da Gerência de Infectologia e Vigilância Epidemiológica, atualmente as ações estão voltadas à prevenção positiva, que visa identificar os portadores de HIV/AIDS. “Desta forma, é possível que iniciem o tratamento precocemente, reduzindo a carga viral diminuindo também o índice de transmissão. Muitos projetos são desenvolvidos pela equipe do Programa Municipal de DST/AIDS, que incluem ações com populações vulneráveis, adolescentes e jovens, profissionais de empresas e população em geral”, explica.
O documento, elaborado pela Gerência de Infectologia e Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde, visa contribuir com o monitoramento dos casos de HIV e AIDS no município de Pinhais. As análises apresentadas permitem identificar mudanças no perfil clínico epidemiológico, subsidiando os profissionais para tomadas de decisões baseadas em evidências e possibilitando adequações no planejamento das ações de controle desse agravo.
Dia mundial de combate à AIDS
No dia 1º de dezembro, data que marca mundialmente o combate à AIDS, o CTA Itinerante esteve disponível para o atendimento da população na Unidade de Saúde da Família Perdizes. Durante todo o dia, foram disponibilizados os exames que detectam HIV, DST e Hepatites B e C. Além disso, os profissionais realizam distribuição de preservativos e orientações acerca das doenças infecciosas e parasitárias.
O CTA Itinerante é uma unidade móvel vinculada ao Centro de Controle de Agravos (CCA), onde uma equipe é deslocada para a realização de atendimentos em unidades de saúde e outras instituições, bem como para campanhas e eventos.
CCA
O Centro de Controle de Agravos de Pinhais se tornou referência no diagnóstico e tratamento de doenças como HIV, hanseníase, tuberculose, hepatite B e C e outras doenças infectocontagiosas. Além disso, também realiza atividades educativas e campanhas de prevenção. Outro diferencial é a testagem rápida para diagnóstico de doenças, que pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. O resultado fica pronto em 30 minutos.
Atualmente, o CCA possui mil pacientes cadastrados, sendo que o usuário pode retirar os medicamentos no próprio local. Cabe ressaltar que para o tratamento das doenças, o estabelecimento segue o protocolo do Ministério da Saúde, que inclui consultas, realização de exames e acompanhamentos periódicos.
Serviço
O Centro de Controle de Agravos (CCA) está localizado na Rua 15 de Novembro, 92, bairro Estância Pinhais. Telefones: (41) 3912-5399 ou (41) 3912-5308.