A ação, realizada em Pinhais, é uma continuidade da metodologia aplicada em projetos sociais e para professores que trabalham com crianças entre 6 e 13 anos
Entre os dias 8 e 11 de novembro, professores de projetos sociais do Estado do Paraná participaram de um curso ministrado pela Federação Alemã de Futebol. As atividades do Treino Social 14+ foram realizadas no Projeto Social Escola Furacão de Pinhais e, no último dia, no CAT Alfredo Gottardi, em uma parceria do Clube Atlético Paranaense com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável e a Federação Alemã de Futebol. Essa ação é uma continuidade da metodologia aplicada em projetos sociais e para professores de educação física que trabalham com crianças de 6 a 13 anos.
O projeto é desenvolvido pela Cooperação Alemã, Deutsche Gesellchaft Für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), em parceria com o Instituto Bola pra Frente e apoio do Instituto Socioeducativo Atleta Bom de Nota e Prefeitura de Pinhais.
O treino social visa à abordagem integral do indivíduo e foca em competências e habilidades de cinco naturezas: emocional, social, física, técnica e tática. O foco do curso foi a apresentação e desenvolvimento da metodologia do trabalho de futebol, promovendo o equilíbrio entre ensinamentos sociais e técnicos, utilizando o esporte como ferramenta para desenvolvimento social, prezando valores como companheirismo, respeito ao gênero.