A iniciativa envolve a Prefeitura de Pinhais, Sebrae, TECPAR e Agência de Fomento vem fazendo a diferença na cidade.
A atual situação econômica do país exige cada vez mais do empresário para que ele se organize e consiga administrar qualquer contratempo que possa prejudicar seus negócios. Principalmente no caso dos pequenos e micro empresários, inovar com prudência é sempre um bom caminho, mas para isso é necessário que se tenha planejamento. Uma boa consultoria e a possibilidade de obter empréstimo a juros baixos é um sonho para quem deseja prosperar em seus empreendimentos. É por isso que a participação do Poder Público é “cirúrgica”, pois a capacidade do pequeno empresário investir nos tempos de hoje é bastante limitada.
Neste sentido, uma parceria que envolve a Prefeitura de Pinhais, Sebrae, TEC-PAR e Agência de Fomento vem fazendo a diferença na cidade. Na semana passada, vários empreendedores receberam o certificado do Programa Bom Negócio e relatórios do Programa Melhoria de Processos e Produtos. A atividade aconteceu no Centro de Empreendedorismo e Artesanato – Ceart, espaço criado há três anos para justamente oferecer capacitação e consultoria a quem quer investir na cidade.
Durante um ano, 15 representantes de empresas de Pinhais receberam consultoria de técnicos de várias áreas ligados ao TECPAR e SEBRAE-TEC. Um amplo trabalho de análise sobre organização e métodos de trabalho, planejamento e controle de sistemas produtivos, avaliação de processos e manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos foi oferecido aos participantes. “Encontramos aqui em Pinhais um ambiente muito favorável com matriz econômica bastante diversificada, o que nos proporciona resultados extremamente positivos”, destacou o gerente do Sebrae, Luiz Gustavo Comeli.
João Alberto Dal Poggetto foi um dos empresários que aderiu ao programa e obtiveram resultados significativos. “Fui informado sobre esta consultoria na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e me interessei, pois tinha a necessidade de fazer algumas mudanças em nossa empresa”, destacou. João que possui uma empresa do ramo de embalagens elogiou o atendimento. “É impressionante a qualidade do atendimento que recebemos, chegaram a fazer até análise físico-química do nosso produto para que pudéssemos chegar ao resultado desejado”, salientou.
Já o programa Bom Negócio, administrado pelo Banco do Empreendedor de Pinhais em parceria com a Fomento Paraná oportunizou capacitação na área gerencial. Na semana passada, os participantes receberam o certificado de conclusão de curso e, além disso, passam a ter a possibilidade de acesso à linha de crédito com juros subsidiados. O Prefeito Luizão Goulart, que fez a entrega oficial dos certificados, destacou a aproximação da Prefeitura e dos órgãos parceiros com o empresariado local. “Estamos oferecendo soluções criativas para que os empreendedores se qualifiquem cada vez mais, pois sabemos da importância que isso tem para manter a economia do nosso município estável”, concluiu.