Chega ao fim mais uma edição da campanha Outubro Rosa em Pinhais

Chega ao fim mais uma edição da campanha Outubro Rosa em Pinhais

pinhais02

 

Algumas das Unidades de Saúde da Família promoveram ações com o intuito de ampliar a disponibilização de exames preventivos e marcação de mamografias

Chega ao fim mais uma edição da Campanha Outubro Rosa em Pinhais, realizada pela Prefeitura de Pinhais, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde. Por meio desta iniciativa, algumas das Unidades de Saúde da Família (USF) promoveram ações com o intuito de ampliar a disponibilização de exames preventivos e a marcação de mamografias. Para isso, estiveram decoradas, atenderam em horário estendido e desenvolveram campanhas educativas.

A vice-prefeita de Pinhais, Marli Paulino, acompanhada pela vereadora Rosa Maria de Jesus Colombo, visitou as unidades e falou sobre a importância desta ação. “Sabemos da seriedade na atenção em relação à saúde da mulher. Fico feliz em perceber que a conscientização sobre este tema está cada vez mais próxima da população. Mas há muito ainda por se fazer em relação a este assunto”, destaca. Marli Paulino, também é autora da Lei Municipal nº 617/2003, que estabelece a Semana de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama na cidade.

“Em Pinhais também realizamos a prevenção do câncer de colo uterino, doenças sexualmente transmissíveis e doenças crônicas como hipertensão e diabetes”, explica Débora Beatriz Machado, da Seção de Políticas de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente do Departamento de Assistência à Saúde.

A campanha apoiada mundialmente tem o objetivo de prevenir e combater o câncer de mama e serve como alerta ao público feminino para a importância do diagnóstico precoce e dos exames preventivos, como o autoexame da mama. Desde a década de 90, o Outubro Rosa é considerado o mês de conscientização e combate à doença. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo.

Câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), relativamente raro antes dos 35 anos, o câncer de mama tem incidência rápida e progressiva em pessoas acima dessa faixa etária, e isso tanto em países desenvolvidos quanto naqueles em processo de desenvolvimento. Por isso, e como a idade é o principal fator de risco para a doença, toda mulher com 40 anos ou mais deve manter seu acompanhamento médico em dia, essencialmente até os 50 anos, depois disso, esse aumento ocorre de forma mais lenta, mas deve continuar inspirando cuidados. O ideal é que, até os 69 anos, a mamografia seja realizada a cada dois anos, no mínimo. Porém, outros fatores de risco da doença também precisam ser considerados, como a vida reprodutiva e a densidade do tecido mamário, afora o histórico familiar, entre outras coisas.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress