Na terça-feira, dia 18, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), promoveu um evento alusivo ao Dia Mundial da Alimentação – comemorado no último dia 16.
A iniciativa aconteceu em três locais diferentes: Centro da Juventude, Ginásio do Perdizes e Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Na atividade foram abordados quatro temas: Guia Alimentar para a População Brasileira; Alimentação Saudável; Plantas Medicinais; Agrotóxicos.
De acordo com Ari Frozza, do Departamento de Agricultura e Abastecimento, o evento deste ano contou com algumas diferenças. “Optamos por fazer o evento para um público em especial: os grupos de pessoas que recebem serviços da Prefeitura, articulados pelas Unidades de Saúde e CRAS, como por exemplo, os grupos de Hiperdia, Ginástica, entre outros”, destaca.
Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISAN
Tem a finalidade de promover a articulação dos órgãos, entidades e ações da administração pública municipal ligadosà área de Segurança Alimentar e Nutricional, buscando a construção da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – PMSAN.
Conselho Municipal de Segurança Alimentar – COMSEA
É o órgão colegiado de assessoramento consultivo, propositivo, articulador, fiscalizador e mobilizador da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, composto por representações do Governo Municipal e da Sociedade Civil organizada, com objetivo geral de propor, para o município, as diretrizes gerais para uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional.
Plano de Segurança Alimentar
Pinhais tem se tornado referência para outras cidades devido à implantação do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, que tem como intuito melhorar as condições de acesso à alimentação adequada, em consonância com as Políticas Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, tendo a aprovação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.