Participaram agentes públicos e privados que atuam na área de mobilidade urbana na Região Metropolitana de Curitiba
A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) – órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano – promoveu na quarta-feira, dia 21, em Curitiba, o I Workshop de Transporte Metropolitano – visão contemporânea. Participaram agentes públicos e privados que atuam na área de mobilidade urbana na Região Metropolitana de Curitiba, principalmente com infraestrutura e transporte coletivo.
“Discutimos a mobilidade na Região Metropolitana de Curitiba, a viabilidade de um novo sistema de transporte, a modelagem de gestão e as alternativas de implantação”, diz Omar Akel, diretor-presidente da Comec.
O secretário em exercício do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, destacou a iniciativa do workshop para debater o sistema viário metropolitano. “É necessário ter a visão da mobilidade regional e analisar ideias para criar a nova arquitetura do sistema de transporte metropolitano”. “Precisamos buscar soluções para as diferentes áreas. Esta foi uma ótima oportunidade para discutir a união de esforços para pensar o transporte metropolitano”, comentou o secretario do Planejamento e Coordenação Geral, Cyllêneo Pessoa Pereira.
TRONCAIS
Durante o evento, foi analisada a visão do planejamento da mobilidade, que segue três eixos – a infraestrutura em malha viária, a mobilidade e o ordenamento territorial. “Precisamos formular mecanismos que efetivem um plano sustentável, que evite descontinuidades e ameaças à integração regional”, observou Akel ao explicar que na área do transporte coletivo a Comec iniciou estudos para a gestão consorciada, que permite o gerenciamento integrado permanente.
Os participantes discutiram também o modelo do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que será elaborado, e que vai anteceder a proposta da Parceria Público Privada (PPP) para implantação e operação do transporte metropolitano.
Foram abordados ainda os troncais de transporte de maior capacidade, com tecnologia de ponta, que possam modernizar o sistema disponível na região metropolitana, através de uma articulação intermodal. Entre as alternativas estudadas estão os corredores de VLP (Veículos Leve sobre Pneus) ou VLT (Veículos Leves sobre Trilho) nas principais linhas de interesse dos usuários do transporte coletivo metropolitano.