Foto: Soldado Feliphe Aires
O projeto é uma das atividades de comemoração pelos 162 anos da corporação
O Colégio Estadual Professora Albina Novak Muginoski, localizado no bairro Águas Claras, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), recebeu na sexta-feira (19) o projeto “Comemorando na escola: Polícia Militar e comunidade escolar juntas construindo um futuro melhor”.
Desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná, em parceria com a Casa Civil e a Secretaria de Estado da Educação, o projeto é uma das atividades de comemoração pelos 162 anos da corporação. Começou no dia 8 de agosto e segue até o mês de outubro, passando por 30 instituições de ensino.
No Colégio Professora Albina Novak Muginoski, na abertura do evento, o aluno Gabriel Moraes Antunes, de 17 anos, que está no 3º ano do Ensino Médio, leu um texto em homenagem à corporação. O estudante destacou que a Polícia Militar é reconhecida em todo o Brasil e merece todo o respeito por fazer um ótimo trabalho em prol da comunidade paranaense.
“Estamos aqui com diversos segmentos especializados da corporação justamente para que os estudantes possam conhecer e tirar dúvidas sobre os serviços da PM. Esperamos atender os anseios e expectativas desta escola e pedimos aos adolescentes e jovens que levem o que aprenderam aos familiares para que também tenham conhecimento sobre a corporação”, disse o chefe da 5ª Seção do Estado Maior da PM, tenente-coronel Vanderley Rothenburg.
Os alunos conheceram um pouco do trabalho dos policiais militares e aprenderam sobre a missão de cada unidade especializada. As atividades contaram com a apresentação da Banda de Música da PM; práticas ambientais; pinturas no rosto; orientações sobre o hasteamento da bandeira; Hino Nacional e Hino do Paraná; provas lúdicas de desafios com cordas; apresentações com os cavalos do Regimento de Polícia Montada e vídeos educativos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, pertencente ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária.
PATRULHA ESCOLAR
A diretora do Colégio, Margareth Aparecida Pinto, elogiou a iniciativa. “Desde que assumi a diretoria contamos muito com o apoio da Patrulha Escolar, pois sem esta parceria não conseguiríamos ter o desempenho que temos hoje. Os policiais ajudam nos problemas com alunos. Com este projeto pudemos conhecer os outros segmentos que tem dentro da polícia, além dos alunos terem a oportunidade de trocar informações com os militares estaduais”, destacou.
TODAS AS ESCOLAS
Segundo o Subcomandante do 17º BPM, major Renato de Oliveira Ribas Filho, o batalhão esteve presente em todas as escolas que estão localizadas na área de atuação da unidade, fazendo o contato direto com os diretores e professores, atuando no controle de trânsito e na segurança dos alunos. “Esta integração com os colégios significa uma oportunidade de aproximação e conhecimento da população sobre os diversos serviços realizados pela PM”, disse ele.
“A PM sempre esteve muito próxima e o que faltava era esta integração com os demais segmentos da Polícia Militar”, disse Inês Carmieletto, chefe do Núcleo Regional de Educação da área sul.