Histórias de sucesso no CAPS incentivam pacientes ao tratamento em Quatro Barras

Histórias de sucesso no CAPS incentivam pacientes ao tratamento em Quatro Barras

Foto: Josiany Ohde/PMQB

Todos 2

Com diferentes grupos de atendimento, unidade reforça importância do engajamento da família

O Centro de Atenção Psicossocial de Quatro Barras (CAPS) contabiliza histórias de sucesso que não só fortalecem as ações da unidade, como inspiram pacientes a procurar o tratamento. Uma das histórias é a do paciente Renato José da Silva, de 63 anos. O morador do Jardim Orestes Thá frequenta o CAPS há três anos e desde então se livrou do alcoolismo, dando um novo ânimo à família e à própria vida.

“Eu bebia muito e se não tivesse parado, certamente já teria morrido. Com o apoio da família e desta equipe, que é uma família pra mim, estou conseguindo vencer”, contou Renato. O carisma do paciente é grande. De forma irreverente e de bem com a vida, ele recebeu homenagens no último dia 4 pelos três anos de tratamento sem recaídas e pelo aniversário comemorado um dia depois.

A homenagem contou com uma apresentação de fotos, bolo de aniversário e uma canção ao vivo do amigo Wanderley Santos, de 60 anos, que já frequentou o Centro há tempos atrás. Ele cantou a música “Amigo”, para celebrar a amizade e a trajetória de Renato. Além dos pacientes, a esposa Eliane, os filhos, nora e a neta Alice também participaram.

“Estamos muito felizes hoje. Depois de 40 anos de dependência do alcoolismo, ele conseguiu vencer. E o que motivou foi a chegada da neta, o sol da vida dele, como ele mesmo diz”, contou a esposa.

A enfermeira coordenadora do CAPS, Valdeci Palma Feifer, disse que a presença e o engajamento da família foram decisivos para a recuperação de Renato, e que a ausência deste acompanhamento, em muitos casos, prejudica a recuperação do paciente. Renato agora continua as visitas semanais na unidade, para manutenção do tratamento.

Atendimento

O CAPS hoje atende 60 pacientes de terapia, além de mais de 200 que recebem atendimento ambulatorial mensal para acompanhamento do quadro clínico e prescrição de medicamentos. Ao longo da semana, são coordenados grupos de Álcool e Drogas, e de Transtornos Mentais – compostos por pacientes que apresentam doenças como depressão, esquizofrenia e bipolaridade.

Além das terapias ocupacionais aplicadas, o CAPS ainda coordena o Grupo da Família, onde familiares dos pacientes são convidados para entender a doença, como funciona o tratamento na unidade e para receber suporte de como devem atuar em casa.

A equipe composta pela enfermeira coordenadora, Valdeci Palma Feifer; pelas terapeutas ocupacionais Maria Cristina Mariotto e Eneli de Lara Reis; pelo psiquiatra Dr. Gilson Franzoni; e pela assistente social Edi Fátima de Paula explicam que os pacientes que desejam realizar o tratamento no CAPS devem procurar uma Unidade Básica de Saúde e solicitar o atendimento.

Serviço

O CAPS de Quatro Barras funciona anexo à Unidade de Saúde do Itapira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (41) 3672-2628.

Equipe

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress