“(Re) Existência, Ações Afirmativas e Espaços Formativos” foi a temática abordada nesta edição
Com o tema “(Re) Existência, Ações Afirmativas e Espaços Formativos” a Secretaria Municipal de Educação, o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Município de Pinhais e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná realizaram o 7º Seminário Municipal da Diversidade de Pinhais. O evento foi promovido no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Pinhais (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis.
De acordo com a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, a diversidade deve ser debatida com respeito e efetividade. “É uma pena que as políticas públicas realizadas neste sentido tenham que vir por meio da obrigatoriedade. Mas sabemos que é necessário continuar sensibilizando as pessoas, porque ainda nos faltam informações sobre esta temática”, ressalta.
Paulo Gorges, do Fórum Estadual Permanente da Educação para as Relações Étnico Raciais, ressalta que este mês marca os 130 anos da abolição da escravatura. “Entretanto, somente 115 anos depois é que tivemos o início da implantação de políticas públicas voltadas aos negros. Ainda estamos falando em buscar a participação da população negra em algumas áreas da sociedade. E esta é a realidade brasileira; precisamos ocupar estes espaços”, conclui.
Segundo Marcus Vinícius Santos Kucharski, chefe do Departamento de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o evento torna-se significativo por conta da temática abordada. “É com muita seriedade que temos esta parceria há alguns anos na realização deste evento que tanto nos impulsiona. Isto é interessante porque a universidade se coloca como um local de pesquisa e de formação dos professores. E esta troca de experiências é extremamente enriquecedora”, explica.
A secretária de Educação, Andrea Franceschini, afirma que o evento envolve a participação dos profissionais da educação, dos diferentes níveis e modalidades de ensino e representantes da sociedade civil. “Realizamos diversos trabalhos em nossas escolas que tratam desta temática e é com muito orgulho que nosso município é visto como referência para o Brasil, como parte deste processo. Agradeço toda a equipe pela dedicação na realização de mais este evento”.
O coordenador do Fórum Permanente de Educação das Relações Étnico Raciais de Pinhais, Valdo Mello, salienta a importância das ações desenvolvidas no município. “Infelizmente ainda temos que ter mobilizações sobre esta temática para obtermos maior conscientização das pessoas. Aqui em Pinhais conseguimos muitos avanços. Já estive em outros municípios e somos muito elogiados. Isso é motivo de muita satisfação”, comenta.
Representando a Câmara Municipal de Pinhais, a vereadora Professora Cinéia, enfatizou a relevância em se debater este tema. “O princípio de tudo é o respeito. Temos que levar todas estas questões para os nossos locais de convivência para que possamos criar uma ideia de igualdade entre todos. Portanto, é importante participarmos de iniciativas como esta para que nos tornemos disseminadores desta consciência”, afirma.
Também estiveram presentes na cerimônia de abertura do seminário: a vereadora Cecília Padovan; a secretária de Saúde Adriane da Silva Jorge Carvalho, a secretária de Assistência Social, Rosângela Batista e Solange Penna, da Comissão Permanente da Diversidade da Rede Municipal de Ensino de Pinhais.
Durante os dois dias de evento, foi promovida a continuidade das discussões iniciadas nos anos anteriores, envolvendo as áreas temáticas dos diferentes grupos étnicos e sociais que contribuíram e contribuem na formação do povo brasileiro, com ênfase nos “Direitos Humanos” enquanto “Direito Universal”, independente da cultura, credo, raça, gênero, sexualidade e condição econômica.