Com duração de dois dias, o evento foi realizado no Centro de Formação dos Profissionais de Educação de Pinhais (Cenforpe)
Entre os dias 20 e 21 de outubro, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Associação Inter-Religiosa de Educação (ASSINTEC) e FDPR, realizou a 5ª edição do Seminário da Diversidade. O evento, com a temática “Um olhar para os direitos coletivos e sociais”, foi realizado no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Pinhais (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis.
De acordo com a Secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, ao analisar a retrospectiva dos anos anteriores percebe-se que algumas ações, que foram propostas, surtiram efeito. “O fato de olharmos para trás e vermos que conseguimos avançar em vários aspectos é motivo de orgulho. É uma satisfação termos parcerias tão sólidas. Este processo é fundamental para que estas ações obtenham o objetivo esperado”, salienta.
O prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, ressaltou o quanto se tem avançado a respeito desta temática. “No Brasil, somos parte de uma imensa miscigenação e por isso temos todos os motivos para saber lidar com as diferenças. Na prática, sabemos que não é exatamente simples, mas muitos obstáculos estão sendo superados”, afirma.
Este seminário teve o objetivo de dar continuidade às discussões iniciadas nos anos anteriores que envolvem os temas dos diferentes grupos étnicos e sociais que contribuem com a formação do povo brasileiro com ênfase nos Direitos Humanos. Além de oferecer aos profissionais da Educação Básica da rede municipal de Pinhais, conhecimentos sobre a promoção, respeito e valorização da diversidade étnico-racial, de orientação sexual, identidade de gênero, religião e crenças, colaborando para o enfrentamento da discriminação no âmbito escolar e social.