As sessões do evento foram realizadas no auditório Márcio José Moro, do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann
O Festival de Cinema Curta Pinhais (FESTCINE) é promovido pela Prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Em 2017, a iniciativa chegou a sua 5ª edição e contou com 75 produções que foram exibidas até o dia 28 de abril. Durante a abertura oficial foi exibido o filme “O Caipira”.
De acordo com a Prefeita de Pinhais, Marli Paulino, o festival busca a valorização das obras. “Cada vez mais o FESTCINE se consolida e atrai a participação de vários municípios brasileiros. Isso é motivo de muito orgulho e prova que estamos no caminho certo no que diz respeito ao incentivo às produções audiovisuais”, ressalta.
Prestigiaram o evento, além dos representantes das produções, elenco e equipe do filme “O Caipira”, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; o diretor de Cultura, Marcos Oliver e o diretor de Esportes e Lazer Gilberto Hartkopf. Nesta edição, o FESTCINE recebeu inscrições de 23 cidades dos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Foram 108 filmes inscritos no total. A comissão de seleção foi composta por Arnaldo Silveira, Carla Bork, Eveline Araújo, Kelly Farah e Marcos Oliveira. A curadoria é de Kelly Farah.
Troféu Macucinho Dourado
O troféu entregue aos vencedores leva o nome de um pássaro nativo de Pinhais, o macuquinho-da-várzea. A ave catalogada em 1998 foi encontrada um ano antes, como habitante da área que seria alagada pelo represamento do Rio Iraí. Na época, a população total era de 500 exemplares, e segundo estimativa de pesquisadores, essas aves são encontradas em apenas três regiões do Paraná.
Confira os premiados no 5º FestCine
Filme Destaque Pinhais
Utopia – Direção de Matheus Px
Desenho de som
Eternidade – Fabiano Negri (Trilha Sonora Original) e Ric Palma (Masterização e Mixagem)
Fotografia
Esplendidezas – José Penna Zandonai
Roteiro ficção
A Piscina de Caíque – Raphael Gustavo da Silva
Direção Ficção
A Piscina de Caíque – Raphael Gustavo da Silva
Melhor Ator
Além do Violeta – Paulo Matos por “Gimenes”
Melhor Atriz
Monique – Monique Dalmolin, por “Monique”
Curta-Metragem ficção
Eternidade – Flávio Carnielli
Roteiro Documentário
Crise de Identidade – Silvio Kurzlop
Direção Documentário
Construção. Um Filme Latino? – Marcelo Engster
Curta-Metragem Documentário
Construção. Um Filme Latino? – Marcelo Engster
Curta-Metragem Estudantil (com câmera de celular) Raiz Despachada – Direção de Alanis Machado Silva (Colégio Acesso)
Clipe Musical
Esotérico – Alexandra Scotti – Direção de Weiller Ornelas
Melhor Filme Animação
Mãe Degiz – Direção de Almir Correia.